62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AUTOBIOGRAFIA: MINHA VIDA MINHA, HISTÓRIA
Flávia Santana da Silva Barros 1
1. Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:
Trabalhando com as crianças sobre a sua identidade, descobrimos que a maioria delas pouco sabiam sobre as suas origens: os nomes dos seus avós paternos, maternos, bisavós, onde haviam nascido, enfim, desconheciam a sua história. Os objetivos do nosso trabalho foram: discutir a nova organização da "Família": madrasta, enteada, padrasto; resgatar a história de vida de cada criança tornando-a conhecedora da sua identidade valorizando as suas origens e incentivando a produção escrita; incentivar a leitura e estreitar os laços familiares dos alunos; construir a árvore genealógica da turma levando os alunos a refletirem sobre a sua identidade; perceber através do auto-retrato como as crianças se veem; produzir um livro que pudesse reunir todas as informações coletadas da família e de documentos pesquisados; utilizar a tecnologia disponível no Laboratório de Informática da escola como facilitadora da aprendizagem. As áreas trabalhadas foram: Língua Portuguesa, História, Matemática, Informática, Ciências e Temas Transversais como Paternidade e a Nova Organização da Família. O público alvo foram crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Francisco Salles em Recife- PE.
METODOLOGIA:
Levantamos os dados com as crianças sobre os pais, avós e bisavós; Elaboramos um questionário para os pais coletando os dados que as crianças desconheciam para formarmos a árvore genealógica de cada um; Coletamos dados do Registro de Nascimento que consta na escola, observando os horários em que cada um nasceu, fizemos a linha do tempo; Trabalhamos Medidas de Tempo - hora/ano; Produzimos textos da história de vida dos alunos e corrigimos individualmente com as crianças; Digitamos, formatamos e inserimos as fotos do livro na Sala de Informática; Elaboramos desenhos (auto-retrato) dos alunos identificando como a turma se via; Pesquisamos e localizamos diversos municípios em que nasceram os alunos na Internet; Discutimos sobre a organização atual da "Família": os parentescos atuais com a nova formação (madrasta, enteada, padrasto, etc.) bem como a melhoria no relacionamento com as pessoas que fazem parte da nossa vida; Pesquisamos sobre o DNA, assunto que suscitou interesse, pois conhecemos os recursos disponíveis para reconhecimento da paternidade atualmente; Apresentamos para a turma o Estatuto da Criança e do Adolescente; Discutimos a paternidade e as questões de obrigação do pai; Socializamos o nosso trabalho, apresentando o livro produzido na Feira de Conhecimentos da escola.
RESULTADOS:
O trabalho foi realizado com muito esforço, pois o resgate da história do aluno é muito difícil, visto que a organização familiar deles muitas vezes está comprometida e faltam dados para a concretização da árvore genealógica. As crianças ficaram felizes na descoberta da sua história de vida: os nomes dos avós, a hora em que nasceram e que todas essas informações estavam contidas no seu Registro de Nascimento. Os alunos mostraram-se motivados e um deles levantou a seguinte questão: "Tia, se o pai não registra ele deixa de ser pai?" trazendo muita discussão para sala. O projeto foi rico, estimulou a escrita, promoveu a inclusão digital e envolveu a família, peça importante no processo de ensino aprendizagem. Os pais acharam importante esse projeto, pois fez o resgate da história dos alunos com dados importantes para a formação deles tornando-os cidadãos conscientes. As crianças utilizaram o Laboratório de Informática da escola aprenderam a trabalhar no Editor de Texto Writer e pesquisaram Internet. Os estudantes socializaram as suas produções tornaram-se conhecedores das suas raízes buscaram a sua história de vida e realizaram descobertas. Tornaram-se mais amistosos na relação com as madrastas e padrastos reconhecendo a importância dos pais estarem felizes para os tornarem também.
CONCLUSÃO:
As crianças sentiram-se satisfeitas ao lerem os livros fruto do levantamento da história com seus familiares, o trabalho foi realizado com motivação, dedicação e comprometimento de todos. As descobertas foram inúmeras, pois muitos sequer sabiam o nome dos avós por desconhecerem ou conviverem com os mesmos tratando-os pelo parentesco "Vó" ou "Vô" sem a preocupação de saber nome de batismo.Temas interessantes foram tratados, discussões realizadas promovendo reflexão sobre a nova constituição familiar. O uso das ferramentas de tecnologia foi imprescindível para o nosso produto final que foi o livro, utilizamos o computador com os alunos proporcionando a inclusão digital e mostrando para eles que podemos explorar esse recurso de forma contextualizada. Os alunos demonstraram evolução no processo de construção da escrita preocupando-se com a ortografia e organização textual. Foi curiosa a forma como as crianças fizeram seu auto-retrato demonstrando como se viam, uns mais tímidos, outros descontraídos. Esse projeto trouxe uma forte reflexão para nós como profissionais, mostrando que para o aluno conhecer a história da sociedade em que vive deve primeiro conhecer a sua história.
Palavras-chave: Educação, Produção Escrita, Tecnologia.