62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
INFLUÊNCIA DO PROCESSO ENZIMÁTICO UTILIZANDO O FUNGO AMAZÔNICO Pycnoporus sanguíneus NA FABRICAÇÃO DE PAPEL
Solange Pires de Araújo 1, 2
Elaine Pires Soares 1
Carla Maria de Souza Braga 1
Ademir Castro e Silva 3
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA/MBT
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
3. Programa de Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais - UEA/MBT - Orientador
INTRODUÇÃO:
O setor brasileiro de polpa celulósica e papel vêm contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico do país, apresentado-se como uma atividade com grandes perspectivas de crescimento, porém o aumento da demanda de polpa celulósica acarreta diversos problemas ambientais. São necessárias alternativas nesse setor, que melhore sua sustentabilidade econômica e ambiental. O processo de biopolpação é facilitado pela utilização de fungos de decomposição branca, que agem como agentes em um tratamento prévio da madeira, estes organismos apresentam a capacidade em degradar a lignina seletivamente, facilitando o processo de polpação. Vários estudos mostram a capacidade destes organismos em degradar a lignina seletivamente, reduzir consumo de energia e até mesmo melhorar as condições da polpa, no entanto, sua aplicação industrial limita-se pela dificuldade de inoculo em larga escala e pela presença de contaminantes que afetam nos resultados dos experimentos. Considerando o potencial dos fungos amazônicos, a presente pesquisa objetivou avaliar o potencial do fungo amazônico Pycnoporus sanguíneus no uso da biopolpação com a espécie Simaruba amara-Aubl na produção de papel.
METODOLOGIA:
P. sanguíneus foi cultivado em meio de batata-dextrose-ágar (BDA), em placas de petri, durante 7 dias a 30ºC. Amostra de cavacos da madeira Simarouba amara - Aubl, foram classificados e retirados para determinação química (TAPPI, 1996). Após processo de pesagem, autoclavagem e resfriamento dos cavacos, estes receberam micélio de P. sanguíneus de 5 mm de diâmetro. O material foi acondicionado em câmara BOD a 30ºC durante 60 dias. Após assepsia do material, seguiram para o cozimento soda a 28% de álcali para o tratamento controle e 18% de álcali para os cavacos que receberam inoculos. Foram desenhados 29 tratamentos, e somente 2 tratamentos foram considerados aptos para a pesquisa, sendo um com cavacos bio-tratados por P. sanguíneus e outro denominado como testemunha. Cada tratamento foi depositado em um digestor acrescido licor de cozimento (NaOH) e água, seguidos pelo aquecimento gradual do conjunto até 170ºC durante 150 minutos. Após cozimento, foi feito o refino da polpa para a produção de papel. As folhas foram confeccionadas a partir de suspensão de polpa refinada e diluídas de modo a obter-se uma gramatura em torno de 65 g/m². As folhas de papel confeccionadas foram depositadas em ambiente climatizado. Após temperatura adequada, as folhas foram destinadas à realização de testes físicos e mecânicos.
RESULTADOS:
P. sanguíneus apresentou-se eficaz na degradação dos cavacos e superior aos contaminantes. Sua ação enzimática atuou eficientemente na extração da lignina, mantendo intacto o teor de celulose e pentosanas, sendo um fator importante para a indústria de celulose e papel. Apresentou ainda potencial em degradar cinzas e extrativos, constituintes que prejudicam a produção de uma polpa de qualidade. Apenas os papéis produzidos a partir da polpa de Simaruba amara - Aubl alcançou a gramatura objetivada, destacando-se nos testes físicos mecãnicos de espessura e tração. No entanto, os papéis confeccionados a partir da polpa degradada por Pycnoporus sanguíneus apresentou melhores resultados para os testes de alongamento, rasgo e ar - Gurley no papel.
CONCLUSÃO:
O fungo amazônico P. sanguíneus concretizou o estudo quando foi necessário diminuir o percentual do álcali de 28% para 18% para os cozimentos utilizando o referido fungo. Os resultados indicam a potencialidade do fungo amazônico P. sanguíneus quando comparado com o tratamento controle para o uso na biolpolpação e suas respectivas características nos testes realizados. Os resultados dos tratamentos utilizando P. sanguíneus, confirmam a tendência já amplamente documentada na literatura cientifica da extrema importância do processo de biodegradação por microrganismos em substratos onde atuam degradando preferencialmente a lignina, sem provocar perdas consideráveis de celulose e hemicelulose. Estes tratamentos são ambientalmente seguros, pois não utilizam substâncias químicas. A espécie Simaruba amara - Aubl serviu apenas como controle, sendo necessário serem testadas outras espécies com outros tipos de cozimento.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Fungos Ligninolíticos, Degradação da Madeira, Celulose e Papel.