62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE BIOSSEGURANÇA EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE PATOS-PB
Maria do Socorro de Araújo Rufino 1
Navylla Candeia de Medeiros 1
Yanna Gomes de Sousa 1
Jorge Luiz Araújo Filho 1
Marcos Cezar Feitosa de Paula Machado 1
Rodrigo Niskier Ferreira Barbosa 2, 1
1. Faculdades Integradas de Patos / FIP
2. Prof. Msc./ Orientador
INTRODUÇÃO:
Na maioria dos hospitais públicos a falta de organização dos procedimentos para o trabalho e a carência de capacitação, aliada a infra-estrutura inadequada e até ausência de equipamento de proteção individual (EPI), oferecida ao profissional por parte da instituição, impossibilita muitas vezes estes de tomarem as devidas precauções no ambiente de trabalho quanto aos riscos aos quais estão expostos. O profissional de saúde está exposto a vários riscos de natureza biológica, química, física, ergonômica e acidentes em geral. Trabalhar em um ambiente hospitalar é conviver com um elenco complexo de interações de ordem social, política, econômica, cultural e com valores pessoais que envolvem toda a equipe, o paciente e usuários em geral. Os riscos que os profissionais estão expostos podem ser minimizados com a utilização de medidas de organização de trabalho (procedimentos operacionais padrão), utilização de EPIs, práticas de ginástica laboral, cursos de educação continuada promovido por uma equipe multidisciplinar, controles administrativos e exames médicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e o interesse que os funcionários do setor das enfermarias (n=25) de um hospital público possuem a respeito da biossegurança hospitalar.
METODOLOGIA:
Trata-se de um projeto de estudo exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa com enfoque de investigação social. A amostra de conveniência foi determinada de modo a incluir os técnicos ou profissionais com nível superior de enfermagem que atuam nos pavilhões masculino e feminino do hospital. Foi utilizado um questionário para avaliar o conhecimento e interesse dos funcionários.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que 60% dos entrevistados nunca participou de treinamento sobre prevenção de acidentes e 72% nunca participou de treinamento em primeiros socorros. Cerca de 30% já sofreram acidentes no trabalho, e esses acidentes não foram reportados ao governo. A maioria reconheceu a importância e citou corretamente o uso de EPIs, porém tiveram dificuldades em classificar os tipos de riscos, principalmente ergonômicos. Todos apontaram cursos e treinamentos como as melhores estratégias para educação sobre riscos de acidentes no trabalho, seguido de reuniões, cartazes e panfletos.
CONCLUSÃO:
Este trabalho mostrou que os funcionários apresentam um grande interesse, conhecimento mínimo ou médio sobre os aspectos de segurança hospitalar e reconhecem a importância da aplicação de cursos e treinamentos nesta área como uma forma de melhorar o conhecimento e a atuação profissional responsável.
Palavras-chave: Biossegurança, hospital, enfermaria.