62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 5. História Econômica
A MEMÓRIA DO VESTUÁRIO: UM ESTUDO EM INVENTÁRIOS SOBRE AS FORMAS DE VESTIR DAS SENHORAS DONAS NO MARANHÃO COLONIAL (1755-1822).
Luana Pereira da Silva 1
Arianna Costa da Silva 1
Paulo Juracy Carvalho Neto 1
Priscila Fernanda Sousa Lobato 1
Marize Helena de Campos 1, 2
1. Universidade Federal do Maranhão/ UFMA
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é analisar as formas de vestimentas das "senhoras donas" no Maranhão colonial no período entre 1755-1822, quando ocorreu uma dinamização das atividades econômicas e a formação de uma elite feminina abastada em virtude da implantação da Companhia de Comercio do Grão-Pará e Maranhão, e demonstrar como a posse e uso de determinadas roupas e adereços eram utilizados como símbolos de luxo e a riqueza desse grupo.

METODOLOGIA:

Esta análise foi realizada a partir do arrolamento de bens em inventários post-mortem localizados no Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - ATJ. Tal documentação nos permitiu vislumbrar modos de vida e aspectos da formação econômica configurada naquele espaço geográfico, mediante o diálogo entre os dados encontrados no corpo documental e as fontes bibliográficas referentes aos estudos de vida material propostos por Fernand Braudel e as colocações teóricas feitas por Michelle Perrot, no que se refere à história das mulheres

RESULTADOS:
A descrição dos espólios apontou vivências destoantes no que diz respeito a participação das mulheres na dinâmica econômica e social do Maranhão a partir da segunda metade do século XVIII e inicio do XIX. Isso porque, ao demonstrar consideráveis montantes de bens administrados por "mãos" femininas e a utilização de indumentárias e adornos como insígnias distintivas enquanto elementos simbólicos de poder e diferenciação social vislumbramos perfis e atitudes que não convergem para aqueles por tanto tempo defendidos por uma historiografia tradicional no qual as mulheres aparecem desprovidas de vontades e atitudes próprias.
CONCLUSÃO:

Concluímos que, determinadas indumentárias podem apontar mudanças e permanências de uma determinada sociedade, bem como sua conjuntura econômica e social.

Palavras-chave: Vestimentas, Mulheres, Poder.