62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
HISTÓRIA DO CURSO NORMAL DE 1º CICLO, EM ASSÚ - RN (1951-1971)
Maria da Conceição Silva 1
Maria Arisnete Câmara de Morais 2
1. UFRN - Programa de Pós-Graduação em Educação
2. UFRN - Programa de Pós-Graduação em Educação
INTRODUÇÃO:

O trabalho apresenta parte de uma tese de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra-se a Base de Pesquisa Gênero e Práticas Culturais e a Linha de Pesquisa Cultura e História da Educação. O objeto de estudo é a história do Curso Normal de 1º Ciclo, no município norte-rio-grandense, de Assú, entre 1951-1971. O recorte temporal engloba o ano de criação do referido Curso, até sua extinção, por ocasião da implementação pela Lei Federal n. 5.692/1971, do Curso de Magistério, que concedeu nova organização didática, política e pedagógica à formação dos professores, dos anos iniciais.

METODOLOGIA:
As fontes analisadas na pesquisa são entrevistas orais, jornais, leis e decretos estaduais e federais, documentos escolares do Curso Normal de Assú, livros didáticos e fotografias. As contribuições teóricas são, por exemplo, de autores como Chartier (1991; 2001), Certeau (2002), Elias (2001), Julia (2001), Magalhães (1999; 2005). Os dados estão organizados em categorias analíticas da história das instituições escolares, considerando aspectos da organização e do funcionamento do ensino: os processos de implantação do Curso Normal, a admissão das alunas, as práticas educativas, a conclusão do curso, a estrutura material escolar.
RESULTADOS:
 Com estrutura física e organização didático-pedagógica modestas, o Curso Normal de 1º Ciclo marcou presença em municípios do Rio Grande do Norte, como Assú, objetivando colaborar com a formação dos docentes para o ensino primário. Em 1952, no primeiro ano de funcionamento, em Assú, era denominado de Curso Normal Regional e, em 1961, passou a ser o Ginásio Normal de Assú. Essa instituição era diferente das Escolas Normais e dos Institutos de Educação, as diferenças incidiam, sobretudo, nos programas de ensino lecionados, no tempo de escolarização e na especificidade do diploma concedido às formandas. Por ser considerado Curso de 1º Ciclo do ensino médio, exigia das candidatas, como requisito de matrícula, o certificado de conclusão do ensino primário e a habilitação nos exames de admissão. Após a conclusão dos estudos, as alunas recebiam o diploma de Regente de Ensino Primário. Enquanto nas Escolas Normais e Institutos de Educação, que ofertavam o Curso de 2º Ciclo, o diploma concedido era o de Professora Primária.
CONCLUSÃO:
Problematizamos o objeto da tese destacando o processo de criação do Curso Normal, no município de Assú, as reformas educacionais, as mudanças e permanências na organização e no funcionamento do ensino, as quais deram formato à cultura escolar da instituição, voltada, praticamente, à produção da professora primária, público alvo dos seus bancos escolares. 
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Curso Normal, História, Instituição escolar.