62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: ESPAÇO VEICULADOR DE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS
Maria do Rosario da Siva Medeiros 1
Louize Lidiane Lima de Moura 1
Taynã Cavalcanti de Paiva 1
Maria do Socorro Oliveira 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa a narrativização de cenas interativas ocorridas numa 'comunidade de aprendizagem' durante um 'projeto de letramento' destinado à formação inicial e/ou continuada de professores de língua materna cujas ações influenciaram, positivamente, a dinâmica do cotidiano escolar. O projeto teve como foco de atuação a escola, vista como espaço interativo, cooperativo e de co-construção de conhecimentos e inteligências múltiplas. Nessa direção, demandou-se uma imersão na microcultura dessa comunidade para implementação das medidas planejadas, a fim de tornar o ambiente propício à negociação, ao protagonismo juvenil, à quebra de resistências e, também, à autonomia docente quanto às questões teórico-metodológicas que norteariam o processo de ensino-aprendizagem e à respectiva concepção de linguagem em que se pauta esse trabalho. Assim, destacamos que a pertinência desses estudos se ampara na necessidade de haver redimensionamentos no 'saber-fazer' do professor de línguas, visto que a sociedade veicula práticas letradas múltiplas que apontam em direção à busca de alternativas inovadoras para o ensino, com vistas à mobilização dos sujeitos e a ressignificação do ambiente escolar enquanto lócus legitimado de ampliação dos seus mundos de letramento.
METODOLOGIA:
Os dados constituintes da pesquisa foram gerados em ações desenvolvidas no projeto de letramento: Trabalho e identidade, inserido em um projeto maior, Letramento do professor em comunidades de aprendizagem: agência, protagonismo e inclusão. O paradigma orientador da pesquisa fora de cunho qualitativo e se inscreve no âmbito da etnografia crítica. As 'práticas de letramento(s)' foram realizadas em espaços escolares diversificados, tais como: auditório da escola, laboratório de informática e as ruas do bairro. Os 'agentes de letramento' envolvidos eram, respectivamente, graduandas do curso Letras, uma professora de Língua portuguesa, a direção, professores de outras disciplinas e alunos do segundo ano de duas turmas de ensino médio. As aulas expositivas foram ampliadas por meio de debates, depoimentos, cenas interativas de produção/leitura de textos, pesquisas na internet, vídeos motivacionais e da visita de uma escritora à escola. Nesse sentido, esses eventos serviram como substitutos dos moldes ortodoxos da díade quadro-giz cristalizados na sala de aula. Essas medidas, com efeito, visaram a uma maior imersão dos educandos nas múltiplas práticas letradas veiculadas na sociedade por meio dos gêneros discursivos.
RESULTADOS:
Os resultados apontam para a melhoria do ensino de língua materna, uma vez que, gradativamente, inclui os alunos na eleição dos 'conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais' ministrados, os quais, obrigatoriamente, têm que partir de interesses reais da vida dos educandos, tornando-os, com isso, co-autores, autônomos quanto ao processo individual/coletivo de ensino-aprendizagem, responsáveis pela construção do conhecimento. Essa perspectiva representa um contraponto aos métodos tradicionais que se pautam na mera repetição acrítica de conteúdos normativos da gramática via internalização da metalinguagem, para uma aprendizagem significativa com vistas à participação do aluno no mundo. (Re)dimenciona-se, com isso, as representações sociais acerca do professor de língua portuguesa que passa, a partir de então, do papel social de "detentor do conhecimento" para o de mobilizador, problematizador, motivador da aquisição de uma consciência metacognitiva por parte dos alunos quanto aos seus potenciais. A atuação docente, nesse contexto, é instaurada em uma rede de colaboração com todos os sujeitos envolvidos no processo.
CONCLUSÃO:
A partir de 'triangulação' dos dados, gerados na pesquisa etnográfica, cujo foco foi a cultura escolar de alunos oriundos de uma escola pública estadual de Natal, podemos concluir que, trabalhar na perspectiva de 'projetos de letramento' representa uma proposta inovadora, fecunda de ensino-aprendizagem, a qual norteia professores de língua materna, uma vez que, mobiliza, de forma coletiva, a comunidade escolar a participar nas ações desenvolvidas na escola, diminuindo, por isso, a apatia dos aprendentes quanto aos conteúdos ministrados em sala de aula, enquanto mune o professor de alternativas, mecanismos de substituição do livro didático, visto, tradicionalmente, como suporte único do estudo de língua(gens). Acreditamos que esses impactos são possibilitados pelas ações direcionadas à prática social da leitura e da escrita, imbricada com a realidade imediata dos alunos, com usos reais de língua, mobilizando a troca de saberes de todos os sujeitos participantes.
Instituição de Fomento: MEC/PROEX
Palavras-chave: Projetos de Letramento, Comunidades de aprendizagem, Letramentos múltiplos.