62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) ADUBADOS COM MANIPUEIRA EM SUBSTITUIÇÃO A FONTE DE POTÁSSIO.
Alysson Jalles da Silva 1
Anderson Vítor Lins 1
Nadielan da Silva Lima 1
Max Henrique Vieira dos Santos 1
Rilton Moraes Santos 1
Wendylane Neves da Silva 1
1. Universidade Federal De Alagoas-UFAL
INTRODUÇÃO:
Feijão é uma denominação comum dada a uma variedade de sementes de plantas da ordem Fabales, família Fabaceae (anteriormente, Leguminosae), que pertence ao gênero Phaseolus e possui espécie Phaseolus vulgaris L. No espaço geográfico brasileiro exerce muita importância econômica e social. Contudo, o gasto com adubação química pode onerar os gastos de produção da cultura. Devido a isto se utilizam fontes alternativas de adubação para minimizar os custos de produção, entre estas fontes está o uso da manipueira um líquido de aspecto leitoso, rico em nutrientes resultante do processamento das raízes de mandioca para a produção de farinha e fécula,. Diante do que foi exposto o presente estudo teve por objetivo, avaliar diferentes doses de manipueira em substituição a fonte de potássio para cultura do feijão comum.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Laboratório Tecnologia de Alimentos da UFAL na área experimental da Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas - Campus Delza Gitaí - Rio Largo - AL. no período de Abril a Julho de 2009. A cultivar utilizada foi a Pérola do grupo carioca, lançada em 1996 pela Embrapa Arroz e Feijão, (a linhagem LR 720982 CPL 53). É considerado o feijão mais consumido do país, com 71,7% do consumo total. O feijão foi plantado numa área total de 580 m² com em 32 parcelas de 12 m² espaçadas por ruas de 1,0 m e compostas por 4 linhas de 6 m espaçadas por 0,5 m, com uma área útil de 6 m², com uma densidade de plantio com 15 sementes por metro linear. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso em nível de campo, constando oito tratamentos e quatro repetições. Sendo eles: Adubação mineral - NPK (Testemunha); 25% - 1,6 m3 ha-1*; 50% - 3,2 m3 ha-1*; 75% - 4,8 m3 ha-1*;100% - 6,4 m3 ha-1*; 125% - 8,0 m3 ha-1*;150% - 9,7 m3 ha-1*;175% - 11,3 m3 ha-1*. * Doses de manipueira com base na recomendação da sua análise química + N e P.
RESULTADOS:
O feijão-comum pode absorver, em condições favoráveis, quantidades significativas de potássio, proporcionando melhor desenvolvimento dos grãos, desenvolvimento este que levou o tratamento que recebeu 150% da dose de manipueira (9,7 m3 ha-1) a garantir o maior peso dos grãos com 1,27 kg, e 1,26 kg a segunda maior média, proveniente do tratamento 125% - 8,0 m3 ha-1. Já o menor peso dos grãos foi observado pelo tratamento testemunha (NPK), o qual apresentou uma média de 0,84 kg de grãos por parcela.
CONCLUSÃO:
1.As doses 125% e 150% apresentaram os melhores resultados. 2.A testemunha (NPK) apresentou os menores resultados. 3.A cultura não foi responsiva às doses acima de 150%. 4.Todos os tratamentos com manipueira foram superiores a testemunha, quanto ao peso das vagens, peso dos grãos e rendimento.
Palavras-chave: Feijão, Manipueira, Biofertilizante.