62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE MANDIOCA CULTIVADAS NO CERRADO DE RORAIMA
Guilherme Silva Rodrigues 1
José Maria Arcanjo Alves 2
Natália Trajano de Oliveira 1
Sandra Cátia Pereira Uchôa 3
José de Anchieta Alves de Albuquerque 3
Deyse Cristina Oliveira da Silva 4
1. Mestrando em Agronomia - UFRR
2. Prof. Dr. do Curso de Agronomia - UFRR / Orientador
3. Prof. Dr. do Curso de Agronomia - UFRR
4. Graduanda em Agronomia - UFRR, bolsista PIBIC-CNPq
INTRODUÇÃO:
A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), devido a sua boa capacidade de adaptação, é cultivada em varias regiões do mundo, onde é de grande importância econômica e social, como uma fonte de carboidrato para diversas populações. No estado de Roraima, predomina o cultivo por pequenos produtores rurais, com uso de poucas tecnologias, o que confere uma baixa produtividade para o estado de 13,308 kg.ha-1. Por ser uma espécie de grande variabilidade genética, é necessário a realização de estudos para indicação de variedades de alto potencial produtivo e que se adaptem bem as condições edafoclimáticas locais, pela seleção das melhores características agronômicas. Objetivou-se neste trabalho, realizar a caracterização dos componentes de produção de seis cultivares de mandioca em área de cerrado no estado de Roraima.
METODOLOGIA:
O experimento foi instalado em Latossolo Amarelo distrófico na área experimental do Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal de Roraima, Boa Vista/RR. Fez-se o plantio de seis cultivares de mandioca (mandioca mansa - Aciolina, Pão, Pão do Chile, Água Morna, Enxuta; mandioca brava - Amazonas) em setembro de 2008, em fileiras duplas, obedecendo ao espaçamento de 2,0 x 0,8 x 0,8 m, totalizando 8.928 plantas por hectare. Adotou-se o delineamento experimental em blocos causalizados com 4 repetições. A parcela experimental consistiu de três fileiras duplas da mandioca com seis metros de comprimento. A colheita foi realizada aos oito meses após o plantio. Fez-se a avaliação dos seguintes componentes de produção: altura da planta; diâmetro do caule; número de raízes comerciais; número de raízes podres ou danificadas com sintomas de apodrecimento; comprimento da maior raiz; diâmetro da raiz; massa fresca da raiz por planta; estimativa da produtividade de raiz fresca, em kg.ha-1; massa fresca da parte aérea; massa fresca das cepas; índice de colheita; e teor de amido. Os dados das variáveis foram submetidos à análise de variância por meio do teste F. Para a comparação das médias empregou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Com relação à altura da planta, apenas a cultivar Pão diferiu entre as demais cultivares apresentando o menor valor (1,35 m). As cultivares Enxuta e Amazonas destacaram-se pelas maiores produções de massa fresca de raiz por planta (3,35 kg e 3,30 kg, respectivamente) e obtiveram maior produtividade (29.933,1 kg.ha-1 e 29.436,6 kg.ha-1, respectivamente). A cultivar Pão apresentou a menor produtividade (10.085,5 kg.ha-1), sendo a única abaixo da média do estado. As cultivares não diferiram quanto ao número de raízes totais (9,43) e comerciais (8,29). Apenas Enxuta e Água Morna apresentaram raízes podres. Os maiores valores de comprimento de raiz foram obtidos pelas cultivares Aciolina (39,66 cm) e Enxuta (38,95 cm). Aciolina destacou-se também pelo diâmetro da raiz (6,22 cm). O menor comprimento da raiz foi obtido na cultivar Pão (26,95 cm). Entretanto, esta apresentou um dos maiores diâmetros de raiz (5,72 cm). A cultivar Enxuta apresentou o maior valor para teor de amido (32,34 %) e o menor valor foi obtido pela cultivar Amazonas (27,67%). A cultivar Amazonas apresentou os maiores valores para massa fresca das cepas (734,0 g) e da massa fresca da parte aérea (3.807,8 g), refletindo no índice de colheita que foi um dos mais baixos (48,71%).
CONCLUSÃO:
Os resultados alcançados neste trabalho permitem concluir que a cultivar Pão apresentou a menor altura de planta e a menor massa fresca da parte aérea. As cultivares Amazonas e Enxuta foram as que apresentaram as maiores produtividade de raízes tuberosas. Apenas as cultivares Enxuta e Água Morna apresentaram raízes podres. O maior teor de amido foi obtido pela cultivar Enxuta, indicando ser a mais recomendada nessas condições de plantio para o processamento na obtenção de amido. As cultivares Água Morna, Pão e Aciolina foram as que alcançaram maiores índices de colheita, superior a 50%.
Palavras-chave: Manihot esculenta, amido, raizes.