62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
FATORES CONDICIONANTES DOS DISTÚRBIOS DEPRESSIVOS EM IDOSOS NO MUNICIPIO DE PATOS-PB
Maria Lúcia Pinto de Santana 1
Jailson Alberto Rodrigues 1
Wendell Soares Carneiro 1
Daiana Soares Cardoso 1
Natália Pedrosa de Vasconcelos 1
Sônia Maria Josino dos Santos 2
1. Faculdades Integradas de Patos
2. Universidade Federal do Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A depressão é uma doença que ocorre nas diversas faixas etárias, sendo que na velhice são quase sempre ligados a perdas, doenças, carência e aspecto sociais. Entre os distúrbios psíquicos encontrados na população idosa, a depressão é o mais frequente. Muitos fatores interagem de maneira complexa influenciando a vulnerabilidade do idoso; do ponto de vista vivencial, o idoso está numa situação de perdas continuadas; a diminuição do suporte sócio-familiar, a perda do status ocupacional e econômico, a maior freqüência de doenças físicas e a incapacidade pragmática crescentes compõem o elenco de perdas suficientes para um expressivo rebaixamento do humor. Nos idosos, há uma diminuição da resposta emocional do sono, perda de prazer nas atividades habituais, ruminações sobre o passado e perda de energia. A depressão é um distúrbio da área afetiva ou do humor, desenvolvendo inúmeros aspectos de ordem biológica, psicológica e social. O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores predisponentes ao aparecimento da depressão nos idosos cadastrados na Unidade Saúde da Família Nabor Wanderley.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório, com abordagem quantiqualitativa, com uma população constituída por idosos cadastrados na Unidade de Saúde da Família (USF) Nabor Wanderley do município de Patos - PB, localizado a margem do Rio Espinharas na mesorregião do semi-árido paraibano, distante aproximadamente 300 Km da capital João Pessoa. O mesmo estudo teve por amostra 20 idosos cadastrados na mesma unidade. Os dados foram coletados através de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas, aplicado durante a consulta de HiperDia, onde o idoso após a consulta rotineira da enfermeira da unidade era informado e esclarecido a respeito da pesquisa e em seguida assinava o termo de consentimento livre e esclarecido, caso desejasse participar do estudo, sendo orientado quanto a seus direitos e caráter ético do estudo.
RESULTADOS:
Diante dos questionamentos, 20% dos idosos relataram morarem sozinhos, e também a maioria (60%) prepara seu próprio alimento; 85% não apresentam patologias, mas 98% são acometidos por alguma delas. Em se tratando de atividades físicas, 70% são sedentários e 65% relatam uma dispor de uma boa qualidade de vida e praticam exercícios regularmente, sendo o mais freqüente caminhada matutina. 3% mencionam sentir saudades de um ente falecido e, 40% afirmam gostar de assistir TV e estar ao lado dos familiares. Os principais fatores do comprometimento da integridade física em idosos são doenças crônicas, como também a carência de suporte sócio-familiar, contudo nenhum idoso apresentou-se física ou psicologicamente prejudicado ou comprometido.
CONCLUSÃO:

É importante prestar uma melhor assistência visando o bem estar e a integridade física e psicológica deste grupo etário, visto que ele é crescente em nosso meio. O grupo em estudo não apresenta predominantemente fatores condicionantes aos distúrbios depressivos, o que demonstra também uma boa qualidade de vida dos mesmos em suas relações sócio-afetivas e ressalta-se a eficaz atuação da estratégia saúde da família. Mesmo em condições desfavoráveis de localização, por estar no polígono das secas, tal município, conforme se vê no grupo estudado e por estudos já realizados anteriormente, apresenta uma efetivação das práticas de assistência a saúde da pessoa idosa, viabilizando-se portanto, uma maior longevidade.

Palavras-chave: Condicionantes, Depressão, Pessoa idosa.