62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A TRANSDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Hugo Monteiro Ferreira 1
Mariano Medeiros de Oliveira 2
1. Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. HMF Assessoria Pedagógica e Colégio Recanto Lubienska
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa traz à tona reflexões sobre a inter-relação transdisciplinaridade e prática pedagógica, tendo em vista que tal inter-relação pode implicar alteração significativa na e para o cotidiano escolar de aprendizes e mediadores escolares. O objetivo central desta pesquisa é investigar de que modo a abordagem transdisciplinar altera a prática pedagógica de professores/as das séries iniciais do ensino fundamental e de como tal alteração, caso haja, repercute no processo de aprendizagem dos/as alunos/as. Esta pesquisa é relevante para os estudos sobre transdisciplinaridade e sobre educação escolar, posto que tais estudos, nos dias atuais, almejam compreender e explicar tensões e crises ontológicas, epistemológicas e metodológicas as quais afetam (in) diretamente a educação escolar.
METODOLOGIA:
Considerando a natureza teórico-empírica desta pesquisa, com vistas à coleta e à análise dos dados coletados, a pesquisa se caracterizou como sendo de natureza semi-experimental e envolveu, durante 12 (doze) meses, numa escola pública municipal do estado de Pernambuco, um universo de 35 sujeitos-participantes. Na condição de mediador pedagógico, o pesquisador assumiu a condução de uma turma do 5º ano do ensino fundamental e, por meio de diversas estratégias metodológicas, tencionou materializar aulas sob a ótica da transdisciplinaridade. Com efeito, considerando os pressupostos e os princípios da transdisciplinaridade, a prática pedagógica do pesquisador precisou estar amparada em reflexões as quais não coadunavam com conceitos amparados e metodologias amparadas em hermenêuticas reducionistas.
RESULTADOS:
Ao longo dos 12 (doze) meses de pesquisa empírica, pode-se notar que a prática pedagógica do mediador pedagógico se distanciou de uma prática pedagógica amparada em pressupostos e princípios tecnicistas, mecanicistas ou em algo que lhes equivalham. As variáveis mais expressivas da prática pedagógica: planejamento, avaliação e currículo, foram abordadas de modo in vivo (MORIN, 2001) o que impossibilitou o uso redutor destas variáveis em sala de aula. Percebeu-se que a prática pedagógica transdisciplinar exige do mediador pedagógico competência para conectar informações nos instantes do processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A partir do que foi até então exposto, conclui-se que a inter-relação transdisciplinaridade e prática pedagógica poderá auxiliar muito no processo ensino-aprendizagem, visto que tal inter-relação propõe soluções para problemáticas vivenciadas no processo ensino-aprendizagem quando este é amparado em hemernêuticas redutoras, ou seja, hermenêuticas tecnicistas.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Prática Pedagógica , Transformação .