62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
PARA CADA COISA UM LUGAR: O USO COTIDIANO DOS CANTINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carolina Vejarano de Lima 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:
Este relato traz a experiência da utilização diária do recurso dos cantinhos móveis, incorporado a rotina do grupo, a vivência aconteceu com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos que frequentaram o grupo II no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti na cidade de Recife- PE. A Educação Infantil (EI) é uma etapa que requer uma ação pedagógica diversificada e específica à faixa etária que atende, o espaço físico também deve ser pensado e organizado tornando-se um lugar privilegiado para que as crianças mostrem seu desenvolvimento e potencialidades. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) se referem em vários momentos a seleção de materiais e a maneira de organização do espaço. As atividades diversificadas que são colocadas por temas e materiais à escolha da criança e que são popularmente conhecidas como "cantinhos", são classificadas como atividades permanentes pelo RCNEI, partindo dessas orientações foi colocado em prática o uso desses cantinhos durante todo o ano letivo, tendo como objetivo principal o desenvolvimento da autonomia e da liberdade de escolha pelas crianças tornando-os também responsáveis pelo zelo com os materiais que lhes foram confiados.
METODOLOGIA:
Durante todo o ano letivo foram usados cantinhos móveis como parte da rotina do grupo,sendo uma das atividades permanentes, neste caso os chamamos de móveis pois eles eram colocados e retirados diariamente, estes eram organizados pelas educadoras de acordo com temas específicos (artes, casinha, blocos de montar, etc), ofertando variedade de escolha e de atividades ao grupo, organizado o material cada um podia escolher então entre os vários cantinhos ofertados aquele que mais lhe interessava. Vale salientar que não todos os dias eram colocados os mesmos materiais e que sempre se procurava adaptar a oferta aos gostos e preferências da turma naquele dia, essa sondagem geralmente se realizava naquela roda de conversa inicial que acompanha a recepção das crianças, assim por exemplo em um dia se ofertavam materiais de pintura, fantoches, livros e fantasias em outro poderia haver uma variação colocando bonecos, materiais para brincar de casinha e carrinhos entre outros, o objetivo deste rodizio era o de sempre criar a expectativa da novidade, brincando com a redescoberta dos brinquedos.
RESULTADOS:
No começo as crianças que já frequentavam o CMEI tinham uma certa familiaridade com a rotina o que ajudou na implementação dos cantinhos móveis, para os novatos era tudo uma grande descoberta. Inicialmente as educadoras tiveram que colocar regras claras relacionadas ao uso e cuidado dos brinquedos pois algumas das crianças queriam tomar todos os brinquedos para si, tratavam o material sem cuidado, ou até mesmo ficavam um pouco perdidas sem saber muito bem o que escolher. A medida que elas perceberam que aquela atividade era permanente e que todos os dias teriam essa oportunidade de brincar de forma espontânea, foram observados grandes avanços, pois houve uma melhor interação entre o grupo, se concentravam com mais facilidade. Ao dar autonomia e liberdade de escolha as educadoras puderam mais facilmente verificar potencialidades artísticas, de liderança, assim como gostos e preferências individuais, com o tempo também o respeito e o cuidado com o material se tornaram um hábito assim como diariamente ao final da atividade o grupo foi se mostrando cada vez mais solícito ajudando espontaneamente na reorganização dos brinquedos..
CONCLUSÃO:
Foi verificado que o uso dos cantinhos é uma atividade permanente muito enriquecedora, que permite ao grupo grande desenvolvimento das suas potencialidades e para os educadores este é um momento privilegiado de observação e interação com as crianças. Esta atividade abre um leque de múltiplas possibilidades e desenvolve o poder de escolha, o respeito e o cuidado além do diálogo e a negociação com os colegas na hora de utilizar os brinquedos, o que provavelmente fará destes pequenos cidadãos pessoas mais bem preparadas na sua socialização e interação com o mundo.
Palavras-chave: Educação Infantil, Organização do Espaço, Atividades Permanentes.