62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
JOGO DE AREIA: UMA VIAGEM IMAGINÁRIA ÀS PROFUNDEZAS DA ALMA
Maria das Dôres da Silva Timóteo da Câmara 1
Massilde Martins da Costa 1
Áurea Emília da Silva Pinto 1
Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins 1
Kátia Brandão Cavalcanti 1
Kélia da Silva Carvalho Luz 2
1. Universidade Federal do rio Grande do Norte
2. Universidade Potiguar
INTRODUÇÃO:
O jogo de areia é uma ferramenta que muito contribui para o processo ensino-aprendizagem, hoje usado na educação como uma abordagem transdisciplinar. Seu aparecimento se deu no âmbito da psicoterapia através de Dora Kalff.  Na América, este jogo chega através de Estelle Weinrib. Na Educação, no Estado do RN, O jogo de areia foi inserido a partir de 2005, na formação de educadores da Pós-Graduação em Educação da UFRN como estratégia vivencial e como técnica de pesquisa. O Jogo de Areia é constituído por uma caixa plástica medindo aproximadamente 75x50x7, onde é utilizada areia para modelagem de cenários com miniaturas. Este jogo nos foi apresentado sob a ótica da transdisciplinaridade, onde se reconhece que através desse instrumento, os educadores podem se reencontrar, percebendo a partir daí a poiese da vida. No PPGED/UFRN os educadores são oportunizados a repensar a prática pedagógica, através da construção de cenários, rememorando momentos longínquos da vida e transformando suas práticas educativas.  Esta pesquisa foi desenvolvida com uma turma de Educação de Jovens e Adultos, na Esc. Mun. Irmã Arcângela, na cidade do Natal/RN. Objetivando resgatar a auto-estima dos alunos; estimular a capacidade de sonhar; motivar a socialização dentro do grupo e impulsionar a criatividade.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a apresentação do tema autoterritorialidade para provocar uma discussão sobre o espaço em que vivemos, como ele é e como gostaríamos que ele fosse. A partir daí entregamos aos alunos as miniaturas e solicitamos que eles fizessem o cenário do espaço no qual cada um vivia. Com o material em mãos, os participantes mergulharam introspectivamente no seu próprio espaço desenhando-o e trazendo para a sala de aula a representação imagética do mundo sonhado por cada um. Criar, imaginar, fantasiar é um processo que requer a disponibilidade do criador de se defrontar com as suas criações inusitadas. Ao se permitir entrar no jogo da criação, cada aluno se permitiu expor suas intimidades aos espectadores.
RESULTADOS:
Os cenários criados pelos alunos revelaram sonhos desejados por eles. Só compartilhamos nossos sonhos com quem confiamos, o jogo de areia proporcionou momento de confiança, respeito e amizade entre os participantes que se encontraram para jogar com areia e miniaturas. A partir desse trabalho com o jogo de areia percebemos maior respeito e socialização entre os alunos, pois é próprio deste Jogo  proporcionar momentos de autoconhecimento e de reconhecimento.
CONCLUSÃO:

As vivências com o jogo de areia representam momentos singulares entre alunos e professor, podendo promover uma maior aproximação entre todos com acolhimento humanescente e prazer no processo ensino-aprendizagem. O jogo de areia traz uma gama de benefícios, considerando-se que adotamos uma abordagem transdisciplinar oportunizando aos educandos um mergulho em diversas áreas do conhecimento e uma interação com sentimentos, emoções e situações criativas.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: jogo de areia, transdisciplinaridade, corporeidade.