62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AS PRIMEIRAS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DA DISCIPLINA SACI NA PROMOÇÃO DA SAÚDE INTEGRAL DE USUÁRIOS DA UBS VALE DOURADO E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA, NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO, MUNICÍPIO DE NATAL/RN.
Yulyanna Moreira Rodrigues 1
Poliana Marise de Oliveira Cardoso 1
Raissa Oliveira Campos 1
Oswaldo Gomes Corrêa Negrão 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
O bairro Nossa Senhora da Apresentação, situado na zona norte do município de Natal/RN, é um dos maiores e mais populosos bairros da capital. Em contrapartida, apresenta alguns dos piores indicadores sociais, dentre eles a cobertura de saneamento básico. A comunidade Vale Dourado é parte integrante desse bairro e nela se encontra a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vale Dourado, local onde é desenvolvido o trabalho da disciplina Saúde e Cidadania (SACI), de caráter multidisciplinar oferecida pela UFRN, sobretudo para alunos de cursos da área da saúde. O seu objetivo principal é que professores, tutores e alunos identifiquem fragilidades e potencialidades, mediante diagnóstico e reconhecimento da área, existentes nos serviços de saúde, nos equipamentos sociais e na comunidade. A partir disso, realizar uma intervenção, focalizando-a em uma deficiência local escolhida pelos discentes para que sejam desenvolvidas atividades de educação e promoção em saúde, além de buscar a integração de alunos, usuários do serviço público e a comunidade. Dentro dessa proposta, o trabalho teve como objetivos discutir com os usuários da UBS a questão do lixo encontrado nas ruas e despertar para a percepção da idéia de reciclagem além de contribuir para a educação de alunos da escola Erivan França.
METODOLOGIA:
Foram realizadas, leitura de textos epidemiológicos, pesquisa de campo, entrevistas com usuários do Sistema Único de Saúde da área coberta pelo Programa de Saúde da Família da UBS Vale Dourado, relatórios periódicos em forma de portfólios e as intervenções na comunidade. Ocorreram duas intervenções: a primeira, na própria unidade; e a segunda, na Escola Municipal Erivam França. Na UBS, visando a participação da comunidade, houve uma feira expositiva com obras de artesanato feitas de material reciclado, maquetes, oficinas que ensinaram como confeccionar brinquedos derivados de garrafas pet e também a produzir sabão a partir do óleo de cozinha usado. Realizaram-se ainda uma palestra com técnicos da URBANA e uma mostra de cartazes que relacionavam o lixo com doenças, além de tabelas que expunham o tempo de degradação no meio ambiente de alguns materiais sintéticos. Na escola, onde o alvo era o público infantil, foram realizadas, nas salas de aula, uma peça teatral utilizando-se fantoches (com texto e roteiro criados pelos próprios alunos da SACI), musicais e um quiz (jogo interativo com imagens, perguntas e respostas). No pátio, uma brincadeira na forma de gincana. As atividades foram documentadas através de fotos e dos relatórios realizados pelos alunos universitários.
RESULTADOS:
A intervenção realizada na UBS teve a participação de usuários, os quais otimizaram o seu tempo de espera por atendimento, participando da ação, aprendendo a reciclar o lixo e produzir sabão a partir da reutilização do óleo caseiro usado. Além disso, foi possível alertar sobre as doenças que o lixo pode trazer. Tais aspectos despertaram o interesse das pessoas, as quais perceberam que poderiam aumentar a renda familiar enquanto contribuem para limpeza do bairro. Isso se consolidou, então, como um resultado almejado: causar uma reflexão sobre o destino correto que se deve dar ao lixo. Na escola, a ação conseguiu abordar conteúdos referentes aos malefícios causados pelo lixo depositado em locais inadequados, sobretudo, nas turmas com faixa etária de 5 a 7 anos, que demonstraram bastante interesse em debater sobre o tema. As atividades realizadas demonstraram significativos resultados quanto à promoção da saúde integral mediante a discussão e elaboração de conteúdos pertinentes à problemática do lixo e as relações que ele desencadeia no processo de saúde-doença tanto para os indivíduos quanto para a comunidade. Além disso, possibilitaram uma integração de futuros membros da equipe de saúde (alunos universitários) com a comunidade.
CONCLUSÃO:
As primeiras intervenções realizadas pelos alunos da SACI foram bastante satisfatórias de acordo com as metas do projeto, na medida em que cumpriram tanto com os objetivos voltados para a saúde integral (estratégias utilizadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde) como para a percepção da possibilidade de reaproveitamento dos resíduos, deixando os sujeitos participantes satisfeitos e envolvidos com o trabalho. A partir do sucesso dessa ação, verifica-se a importância da disciplina na sociedade, ao passo que ela se propõe a auxiliar a comunidade a perceber como a mudança de hábitos pode ser benéfica para a sua saúde e como é possível o aproveitamento de materiais do lixo. Portanto, a divulgação do trabalho é parte essencial desse projeto, a fim de que se possa dar continuidade a ele, que a população tome mais conhecimento de sua existência, que haja maior participação dela, e assim possa originar novos frutos. A partir dessa experiência positiva, novas idéias, dentro desse mesmo tema, poderão surgir e contribuir para a implantação de um projeto maior e não pontual, mas contínuo. Para isso é preciso não apenas que a universidade promova e apóie essa iniciativa e que a unidade e sociedade estejam envolvidas, mas que outros órgãos possam dar a sua contribuição.
Palavras-chave: Saúde e cidadania, Promoção de saúde, Problemática do lixo.