62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
EFEITOS DE DIETAS COM DIFERENTES NÍVEIS CALÓRICOS SOBRE ULTRAESTRUTURA DOS NEURÔNIOS MIOENTÉRICOS DE RATOS WISTAR EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Luiz Arthur Nunes da Silva 1
Any Kelly Gomes de Lima 1
Jodonai Barbosa da Silva 1
Naianne Kelly Clebis 2
1. Depto. de Educação Física, CCS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Depto. de Morfologia, CB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
O último século foi caracterizado por aumento significativo na população idosa mundial. Com o envelhecimento há aumento da incidência de problemas gastrointestinais relacionados a alterações nos diferentes tecidos que formam esses órgãos. Sabe-se que as alterações morfológicas e/ou quantitativas nos neurônios mioentéricos são responsáveis por disfunções significativas no sistema digestório. Assim, por exemplo, durante o envelhecimento verifica-se diminuição da densidade neuronal em diversas espécies animais nas diferentes regiões do trato gastro intestinal. Essas disfunções relacionam-se também com o comportamento alimentar que envolve tanto a quantidade de calorias ingeridas quanto à composição da dieta. Desta forma, se faz necessário o conhecimento de alternativas alimentares que contribuam para um envelhecimento com qualidade de vida. Dentre as manipulações dietéticas encontra-se, com destaque, a restrição calórica (RC) que quando oferecida a roedores desde o nascimento, é capaz de promover aumento no tempo de vida, já que esta, dentre outros fatores, aumenta a capacidade do organismo de resistência ao estresses. Assim o presente estudo teve como objetivo principal avaliar os efeitos da restrição calórica na plasticidade dos neurônios mioentéricos do jejuno de ratos Wistar.
METODOLOGIA:
Para o experimento, utilizou-se 40 ratos machos (Rattus norvegicus), da linhagem Wistar (Comissão de Bioética da FMVZ/USP nº1132/2007). Os animais foram separados em quatro grupos, com 10 animais em cada grupo: animais de 06 meses com ração normal (C-6); animais de 18 meses com ração normal (C-18); animais de 18 meses com restrição calórica de 12% (RCI); animais de 18 meses com restrição calórica de 31% (RCII). Para os animais do grupo C-6 e C-18 foram administradas ração normal para animais de laboratório (Nuvital®). Os animais dos grupos RCI e RCII receberam rações com diferentes níveis calóricos, conforme determinado para cada grupo. A dieta "A" foi à dieta normal fornecida aos animais do grupo C-6 e C-18. As dietas "B" e "C" foram fornecidas aos animais dos grupos RCI e RCII, respectivamente. A dieta "B" teve energia bruta reduzida em 12% enquanto que a dieta "C" teve redução de 31% em relação à energia bruta calculada para a dieta normal (Nuvital®). Após período experimental (12 meses) os animais foram mantidos em jejum de 12 horas e eutanasiados com dose letal de anestésico (Tiopental® 40mg/kg de peso corpóreo) via endovenosa. Posteriormente, foram laparatomizados e de cada jejuno foi coletado um fragmento proximal destinado à microscopia eletrônica de transmissão (MET).
RESULTADOS:
Na microscopia eletrônica de transmissão verificamos em todos os grupos, que os neurônios mioentéricos encontravam-se entre as camadas longitudinal e circular da túnica muscular e envolvidos por tecido conjuntivo denso. A região periganglionar apresentou-se preenchida por tecido conjuntivo denso e situada entre as fibras musculares. A integridade da membrana basal estava preservada em todos os grupos não sendo possível evidenciar alterações decorrentes do envelhecimento ou mesmo da restrição calórica. Em todos os grupos observamos neurópilos com processos neuronais e terminações nervosas contendo vesículas. Podemos observar também muitas sinapses com integridade preservada em todos os grupos. Membrana plasmática íntegra, núcleos grandes e ovalados envoltos por membrana nuclear também íntegra, nucléolo e cromatina foram observados em todos os grupos estudados. Além disso, no geral, foi verificado elevado número de mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados encontrados neste estudo, podemos verificar que a restrição calórica em 12% e 31% em relação à dieta normal de ratos não alterou a estrutura celular dos neurônios mioentéricos analisados pela MET. Tal fato talvez possa ser explicado pelo período experimental realizado de apenas 12 meses. Além disso, por ter sido utilizado ratos com 18 meses de idade, início do processo de envelhecimento, também não foi evidenciadas alterações decorrentes do envelhecimento. Assim para os próximos estudos seria importante se analisar animais com maior idade do que aqueles utilizados neste estudo, ou seja, com idade superior a 18 meses, para poder se observar às alterações neuronais do processo de envelhecimento.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Envelhecimento, Restrição Calórica, Ultraestrutura.