62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O ENSINO DA GEOGRAFIA NA VISÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MACAPÁ.
Antonio Carlos Nunes da Silva Junior 1
Anderson Pereira da Silva 1
Carla Matos Cardoso da Silva 1
Romerson Carlos Ribeiro Dias 1
Romualdo Tavares de Oliveira 1
1. UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA/AP
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho investigou o ensino da geografia na visão dos alunos das escolas de ensino médio na cidade de Macapá, tendo em vista, a importância dessa disciplina para a formação integral do cidadão. Nessa perspectiva, é importante frisar que a geografia vem sendo chamada cada vez mais para explicar o mundo nos diversos setores da sociedade (OLIVEIRA, 1998). Desse modo, percebe-se que um dos maiores desafios da escola na atualidade é superar a educação bancária e práticas pedagógicas desconexas com o contexto em que vive os alunos (FREIRE, 2009). Também, é importante frisar que o ensino da geografia numa perspectiva crítica-reflexiva impulsiona a formação de sujeitos autônomos capazes de refletir criticamente sobre o mundo em que vivem. Muitos trabalhos científicos têm alertado sobre a necessidade, no ensino da geografia, de práticas que formem sujeitos capazes de relacionar os conceitos da disciplina com o espaço geográfico no qual eles estão inseridos. Dessa forma, esta pesquisa preocupou-se em mostrar o olhar dos discentes sobre a prática pedagógica dos professores de Geografia nas escolas da rede estadual de ensino na cidade de Macapá.

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 95 (noventa e cinco) alunos de 04 (quatro) escolas de ensino médio da rede estadual de ensino na cidade de Macapá. A pesquisa envolveu a aplicação de 95 questionários com questões fechadas, que foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa mostraram que na visão dos alunos, em relação aos recursos utilizados pelos professores de Geografia, 46,3% dos professores usam apenas os livros didáticos em suas aulas, 20% usam mapas, 2,1% retroprojetor, 1,1% usam globo terrestre e 30,5% Outros recursos. Foi perguntado para os alunos se eles gostam de estudar Geografia, 42,5% responderam que sim, 29,4% gostam mais ou menos, 23,2% declaram que gostam, mas depende do assunto, 5,2% assumiram que não gostam da disciplina. Quando indagados quanto ao domínio do conteúdo por parte do professor de Geografia, 89,4% afirmaram que o educador tem o domínio do conteúdo que ensina, 9,5% disseram que o docente domina parcialmente o conteúdo que ensina e 1,1% dos alunos afirmaram que o professor não domina o conteúdo que ensina. Com relação ao relacionamento do aluno com o professor de Geografia, 27,3% afirmaram ter um ótimo relacionamento, 60% declararam ter um bom relacionamento e 12,7% disseram ter um péssimo relacionamento com o seu professor de Geografia. Sobre a compreensão do que o professor de Geografia ensina, 69,5% disseram que compreendem tudo o que é ensinado, 29,4% declaram entender mais ou menos o conteúdo trabalhado pelo professor e 1,1% disseram não compreender nada do que o professor ensina.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados do presente estudo, verificou-se a necessidade da criação de espaços institucionais de formação continuada em serviço aos professores de Geografia que atuam no ensino médio da rede pública de ensino do Amapá. Por outro lado, é importante que a coordenação pedagógica das escolas estaduais de ensino médio possam acompanhar e orientar os docentes de Geografia em sua ação pedagógica de sala de aula, viabilizando um ensino contextualizado com a realidade existente na sociedade da tecnologia e da informação.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ-UVA/AP
Palavras-chave: Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Ensino Médio.