62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A EJA DO CAMPO: EM FOCO A ESCOLA DE EJA DO ASSENTAMENTO BERNARDO MARIN II E O COMBATE AO ANALFABETISMO
Nara Lucia Gomes Lima 1
Francisca Solyanne Alves Costa 1
Eugênio Jackson de Jesus Estevam Silva 1
Sandra Maria Gadelha de Carvalho 1
1. universidade estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
No Brasil, os direitos educativos das pessoas jovens e adultos estão assegurados desde a Constituição de 1824, que previa a "gratuidade do ensino primário a todos os cidadãos". No entanto, a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos ainda é Bastante elevada, pois, segundo o censo de 2000 (IBGE) 15 milhões de jovens brasileiros estão em situação de analfabetismo, sendo esse índice mais elevado no setor rural. Desenvolvida a partir das lutas dos movimentos sociais e dos trabalhadores rurais, a EJA do Campo volta-se especialmente para o atendimento ás especificidades das pessoas que moram e trabalham no campo, tendo como finalidade não só alfabetizar, mas proporcionar escolaridade aos jovens e adultos que vivem em áreas de assentamentos rurais e que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola. Dessa forma, o presente trabalho objetiva expor resultados de uma análise do desenvolvimento da escola de EJA do assentamento Bernardo Marin II - Russas/ CE, buscando se enfocar o trabalho docente, o perfil socioeconômico do aluno de EJA e o índice de evasão escolar, além da contribuição do PRONERA para o desenvolvimento deste assentamento.
METODOLOGIA:
O método usado para investigação foi entrevista com educandos e educadores da escola de EJA do assentamento Bernardo Marin II, localizado no município de Russas - CE, além da aplicação de dois questionários que abordavam: o perfil socioeconômico do aluno de EJA, o n° de alunos matriculados, a freqüência escolar, e o total de alunos que se evadiram no ano de 2009. É importante salientar que a coleta de dados para investigação se deu a partir de uma amostra de 20 alunos da EJA (que estão freqüentando as aulas), e três professores dessa modalidade de ensino. Para melhor registro da pesquisa, todas as entrevistas realizadas foram gravadas e depois transcritas.
RESULTADOS:
Observou-se, que todos os alunos matriculados na escola de EJA do assentamento vivem da agricultura, e tem a renda familiar abaixo de um salário mínimo. Notou-se também, que o trabalho docente desenvolvido a partir do uso de temas geradores, tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento da organização política e social dos assentados. Com relação à evasão escolar, foi constatado que em 2009, essa escola teve um total de 45 alunos matriculados. No entanto, a freqüência escolar variava de 10 a 15 alunos por aula. Os motivos pelos quais eles se evadiram, foram: dificuldade em se deslocar de suas residências pela falta de transporte ou de iluminação na estrada, o cansaço por causa do trabalho no campo, dificuldades em visualizar as atividades escritas no quadro-negro, dentre outras. Os resultados também indicam que o PRONERA tem efetivado uma educação relacionada à vida dos educandos, enquanto sujeitos históricos que lutam por uma nova realidade no campo brasileiro.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que apesar dos professores inovarem na metodologia e acompanharem de perto a história de vida de cada educando, além de terem se esforçado para manter os alunos em sala de aula, o índice de evasão escolar ainda está elevado, pois dos 45 alunos matriculados, apenas 20 freqüentavam a escola de EJA do assentamento Bernardo Marin II. O PRONERA tem se caracterizado como política pública de educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cumprindo com o seu principal objetivo, que é fortalecer a educação em áreas de Reforma Agrária. No entanto, é necessário que o estado juntamente com a sociedade civil, apresente políticas públicas que possam garantir a todos os cidadãos o acesso não só a uma educação gratuita, mas de qualidade, pois na escola investigada, detectamos os seguintes problemas: falta de material didático e de iluminação na estrada que dá acesso a escola, além da precariedade na estrutura física da mesma (não tem ventilador, pátio, banheiro, cozinha e nem área de lazer, dentre outros espaços essenciais a um ambiente escolar).
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Analfabetismo, EJA, Assentamento .