62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA AS ENGENHARIAS
Manuella Oliveira do Nascimento 1
Ronnie Anderson Nascimento de Farias 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Através da Ciência o homem procura conhecer o mundo e buscar respostas a inúmeras indagações e fenômenos. A troca de informações entre os pesquisadores possibilita a transmutação da informação, de insumo em produto e vice-versa. Tendo em vista os produtos de informação, o objetivo desta pesquisa é apontar fontes de informação de qualidade e acessíveis para estudo e pesquisa na área das Engenharias. Com isso, contribuir para a implementação eficaz de uma disciplina recém planejada pelo curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
METODOLOGIA:
A metodologia está norteada pela revisão de literatura: livros, periódicos, sites e portais na Internet, bem como em artigos e banco de dados on-line. As atividades realizadas na base de pesquisa constituíram-se de reuniões periódicas para a entrega e consideração do material bibliográfico para embasamento teórico. Após a leitura dos materiais citados, eram feitas às apresentações, em forma de slides (em power point), que formam o 'livro de resumos' da pesquisa. Os textos serviram para adquirir conhecimento e dar continuidade às fases seguintes do trabalho, bem como a construção de um questionário para a pesquisa de campo que foi aplicado aos professores do departamento das Engenharias da UFRN.
RESULTADOS:
O resultado dos questionários analisados graficamente mostra a tendência e a procura por fontes de informação na Internet como a mais consultada e requerida. Verificou-se que os sites mais utilizados foram os específicos de cada área da engenharia tendo o INPE como o mais acessado. As agências normalizadoras, tais como: INMETRO, ASCE, e IBCT também são solicitadas e a ABNT com quarenta e cinco por cento de uso. Como exemplos de fontes online que foram considerados, pela maioria dos entrevistados, encontram-se o Portal de Periódicos CAPES, a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, o Portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o Scientific Electronic Library Online - Scielo, dentre outros; e o CAPES com vinte e quatro por cento das consultas online. Dentre os dicionários e enciclopédias destaca-se a Wikipédia como a mais requerida. Nas revistas online ou impressas todas assumiram um valor de destaque igualitário dentre todas as amostras para cada função específica.
CONCLUSÃO:
Os estudos iniciais foram fundamentais para obter-se um real entendimento sobre o que é fonte de informação; aqui definida como qualquer recurso que responda a uma demanda de informação por parte dos usuários, incluindo produtos e serviços de informação, pessoas ou rede de pessoas, programas de computador etc. Aliado a isso também destaca-se seu importante papel para os estudos e pesquisa. A seleção e o uso apropriado de fontes de informação de qualidade tornou-se imprescindível para embasar as pesquisas e os estudos em conteúdos online de profundidade, compreensíveis, atualizados e seguros.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Pró - reitoria de Pesquisa - PROPESQ/ UFRN.
Palavras-chave: Fontes de Informação, Sistemas de Busca, Transferência da Informação.