62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
DISCUSSÃO DO ESTADO NUTRICIONAL ATRAVÉS DOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS
Clissiane Lira de Castro Lima 1
Síntia Meire Cunha dos Santos 1
Rosana Veronique Bacelar Barbosa 1
Mayline Menezes da Mata 1
Graciana Teixeira Costa 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A avaliação nutricional ao longo do tempo e em diferentes populações tem evidenciado a transição nutricional vinculada aos processos de mudança demográfica e epidemiológica. O processo de avaliação do estado nutricional consiste na coleta de dados clínicos, dietéticos, bioquímicos e da composição corpórea, com a finalidade de identificar e tratar essas alterações. A antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição global do corpo humano e, tem se revelado como o método isolado mais utilizado para o diagnóstico nutricional em nível populacional, então, mesmo considerando suas limitações, tem sido o método mais utilizado universalmente e também o proposto pela OMS. Este trabalho se propôs avaliar o estado nutricional, através de medidas antropométricas, de indivíduos que integram o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) na cidade de Coari-AM, entre os quais, estudantes, técnicos e docentes.
METODOLOGIA:
A coleta dos dados foi realizada por acadêmicos treinados do Curso de Nutrição do ISB. As medidas avaliadas foram peso, estatura, circunferências (braço, quadril, cintura, abdome), dobras cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular, supra-ilíaca) e os instrumentos respectivos utilizados para a coleta foram: balança digital com capacidade máxima de 150 Kg, estadiômetro, situado em local firme e superfície plana, fita métrica inextensível e adipômetro. Para a medição de peso e estatura, foi solicitado que o participante retirasse todos os acessórios (bolsa, chave, carteira, casaco, sapatos, chinelos etc.). Com o peso e a estatura foi calculado o Índice de Massa Corporal, (IMC), quociente da razão da variável peso (Kg) pela estatura ao quadrado (m²). Com a circunferência da cintura e do quadril foi possível calcular a Relação Cintura/Quadril (RCQ), quociente das referidas circunferências. Por fim, através da soma das quatro dobras cutâneas calculou-se o percentual de gordura corporal a partir do protocolo de Durnin & Womersley, 1974.
RESULTADOS:
A amostra de estudo foi composta por 60 pessoas sendo 62% do sexo feminino e 38% do masculino.  A idade geral da população foi de 35 + 17 anos. Segundo o IMC, 65% da população encontram-se eutrófica, 27% com sobrepeso e 8% com obesidade de grau I. Em relação ao RCQ, 46% da população apresentam obesidade ginecóide ou de padrão feminino, gordura localizada no quadril, e 54% obesidade andróide ou padrão masculino, gordura localizada no abdômen. Por fim, o percentual de gordura corporal, mostrou que 65% apresentam risco acima da média para doenças associadas à obesidade, 23% com risco elevado, 10% encontra-se com risco médio e 1,7% com risco abaixo da média. Confrontando todos os dados obtidos, percebe-se que de acordo com o IMC, a maioria da população estudada encontra-se dentro da faixa de normalidade para o estado nutricional, no entanto, ao que se refere à RCQ e à composição corporal, os dados mostram que mais da metade da população, 54% e 65%, respectivamente, apresentam risco para as doenças crônicas não degenerativas (DCNT). Estes resultados mostram que, embora a relação do peso e estatura seja harmoniosa, a quantidade de gordura que compõe o organismo e a sua localização são prognóstico de risco para as DCNT.
CONCLUSÃO:

Por sua vez, isso não indica que o IMC seja um método falho, no entanto, seu uso é limitado e quando associado com outros parâmetros, o julgamento e a interpretação do resultado é decisivo no sucesso do diagnostico e da terapia nutricional. Por outro lado, esses dados representados em média por uma população jovem, demonstram que as pessoas têm se preocupado com a manutenção do peso dentro do limite aceitável, mas não com a sua composição corporal, que é definido pelo estilo de vida e pelas escolhas alimentares. Dessa forma, somado ao risco elevado para as DCNT, também acomete o perfil estético, acentuando o envelhecimento e as lipodistrofias.

 

Palavras-chave: estado nutricional, antropometria, avaliação nutricional.