62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
SOLVêNCIA (RE)VELADA: FIGURA PROPOSTA, POSSIBLIDADES ILIMITADAS.
Audrey Ramos Quast 1
1. Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação - FE.
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO Este trabalho traz proposições e idéias discorridas acerca da Arte e do ser humano na contemporaneidade, extraídas da Dissertação de Mestrado defendida em 2007, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília, sob a denominação Solvência, Metáfora e Transição em Tessituras Poéticas: Inventividades de um Espírito Aprendiz. No estudo, destaca-se a investigação de: situações diversificadas, graus e aportes da interatividade física ou mediada pelas tecnologias informáticas no universo artístico; o surgimento de um espectador-ator, que tem apresentado novas regras de recepção e atuação nas produções; de questões de autoria nesse cenário; a acessibilidade à Arte; o potencial crítico e interpretativo ofertado pela Arte em múltiplos âmbitos; novas formas de criação poética e fruição; a incidência da imagem, do uso de metáforas (que não se limitam apenas ao universo verbal) e da criação artística no ser, conviver e produção do saber. Em especial, apresenta e discorre-se a cerca da Solvência, a qual foi proposta como uma nova figura de linguagem, por ser um recurso expressivo, repleto de possibilidades e seria reconhecida, quando da percepção que uma imagem passou por algum processo de solubilização, a fim de conceder-lhe novo sentido, significado, suscitação.
METODOLOGIA:
MÉTODOS Levando-se em conta a subjetividade e complexidade inerentes ao campo estudado, o tema e que abordagens sistêmicas, por vezes, não satisfazem à apreensão de sentimentos, emoções e opiniões, bem como, não atenderiam a algumas expectativas mais subjetivas de um trabalho voltado para linguagens artísticas, adotou-se a Fenomenologia como postura de análise, a qual, procura ver a experiência enquanto fenômeno a partir da própria realidade e não de conceitos; busca tornar visível e explícita a experiência. Desse modo, a investigação versou sobre: divulgar e caracterizar uma técnica de criação artística, a qual utiliza solventes físicos e virtuais; apontar diferentes usos desta, a partir de suportes diversos, assinalando-se a experiência criativa a partir dos dois processos; apresentar, a partir do entendimento da Poética tratada, uma nova figura de linguagem; indicar possibilidades interativas de se fazer Arte com solventes variados (físicos e virtuais) e o uso da intertextualidade visual; ressaltar a Poética obtida apenas com o uso de solvente virtual no contexto da Arte de Transição no Ciberespaço; abordar aspectos da subjetividade da criação artística com o emprego de tecnologias computacionais; e postular favoravelmente ao uso dessa Arte na Educação.
RESULTADOS:
A investigação possibilitou entendimento de: a Solvência, o processo de criação, interfaces disponíveis, elementos constituintes, sentimentos no fazer, intenções do ator, enfim, a solvência de algo em outro. Evidenciar a Metáfora que acontece no contexto da Arte de Transição, permitiu que se alcançasse o sentido dessa experiência, que se compreendesse a aproximação existente entre os dois mundos de criação - físico e virtual, bem como, que se ultrapassasse os limites de entendimento, para vivenciar a experiência. Chamou-se a atenção para uma linguagem poética sem fronteiras para expressar-se plasticamente, considerando também, a atual realidade caracterizada - permeada pela tecnologia e interatividade. A partir dela, podem ser exploradas possibilidades de novas tecnologias computacionais e suas implicações nas Artes Plásticas, Visuais, além de atividades complementares à formação ou que instiguem ao novo espectador. Após as trocas ocorridas na pesquisa, com relação ao sentir/fazer artístico e à Poética com o emprego da Solvência, tratada como uma nova figura de linguagem, percebeu-se que os atores estimaram criar suas obras a partir de revistas e solventes vários, bem como, que experienciaram e aventuraram-se pelos recursos computacionais ofertados de modo dinâmico e interessado.
CONCLUSÃO:
A Arte contribui, significativamente, para a formação integral de uma pessoa: desenvolve, aperfeiçoa a expressão artística e a forma de interpretar o mundo; estabelece relações construtivas que auxiliam o aprendizado em vários níveis: entre outros. A Poética empregando a Solvência deixa impressões, independentemente da área de atuação. As atmosferas de criação física e virtual são diferentes, mas o animus criador, a absorção da Arte, são semelhantes, pois se busca dar forma a conteúdos internos, seja em qual for a estrutura. Destaca-se que a Solvência oferta muitas possibilidades de criação, fruição e a proposta dialoga com questões contemporâneas de autoria e usos de tecnologias na Arte. Nesse raciocínio, postula-se a democratização da Arte e a acessibilidade às imagens em prol da manifestação criativa e elo com o mundo. A pesquisa também evidencia conexões entre: linguagens e manifestações artísticas; interfaces que exercem a intermediação dessas; teoria e poética, conhecimento e sensibilidade; Ciência e Arte; transições pelas quais passam os indivíduos; dentre outras pertinentes, apontando ainda, contribuições de várias ordens desse sentir-pensar-agir, que ampliam os debates acerca da formação existencial, social, cultural, política, enfim, integral do ser humano.
Palavras-chave: Solvência., Metáfora., Transição..