62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PERFIL DOS PROPRIETÁRIOS QUE ABANDONAM SEUS CÃES NO CCZ NATAL
Natali Rodrigues dos Santos 1
Mariana Chiste Pontes 1
Viviane da Silva Medeiros 2
1. Mestranda UFPB Produção animal
2. Profa Msc. / Orientadora - Escola de Enfermagem - FACEX
INTRODUÇÃO:

O animal de companhia aumentou a sua proximidade com os humanos, sendo inclusive uma relação que eleva o bem estar. Contudo, ainda que exerçam este papel, muitos cães são abandonados pelos seus cuidadores, seja na rua ou em centros de recolhimento como os centros de controle de zoonoses. Ao se tratar do abandono, que remete tanto à redução do bem estar animal, quanto a questões de saúde pública, diversas táticas precisam ser avaliadas para a diminuição dos índices atuais. Uma proposta é avaliar que provavelmente a solução para o abandono de cães seria algo que combinasse educação, conscientização, investimento em castrações, intensificação de adoções e trabalho com a comunidade do entorno. Educar é preciso, são necessários, igualmente, paciência e respeito aos animais. Contudo, é importante avaliar o perfil dos proprietários que abandonam, especialmente, como uma forma de direcionar, a curto prazo, a educação que trate de posse responsável. A longo prazo, todos os segmentos sociais devem ser abrangidos. Ao analisar e conhecer a realidade do abandono em cada região é possível fomentar os meios de dirimi-lo. Desta forma, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos proprietários que abandam seus cães no CCZ- Natal.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada na Central de Controle de Zoonoses (CCZ-Natal) no município de Natal RN. A metodologia adotada foi o uso de formulários com questões estruturadas e semi-estruturadas para a coleta de dados. As entrevistas foram realizadas no período da manhã, no intervalo de maio a junho de 2009. O formulário composto por perguntas sobre identificação pessoal foi apresentado aos proprietários dos cães quando chegavam ao serviço de recebimento dos animais. Todos os proprietários durante o período de coleta de dados foram solicitados a participar da pesquisa, apenas os que aceitaram fazê-lo participaram. Foi realizada uma amostra casual simples sem reposição e por conveniência. Foi realizada uma amostra piloto para que pudéssemos estimar os parâmetros de variância para o cálculo final do tamanho da amostra. A priori o tamanho da amostra foi determinado com grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, sendo assim: n=143,88. Depois de devidos arredondamentos o tamanho da amostra foi para 144 entrevistados. Foi feita análise estatística descritiva dos dados.

RESULTADOS:

Em relação ao perfil dos proprietários que realizam o abandono, observou-se que 77,78% eram do sexo masculino e 22,22 % do sexo feminino. Em relação à renda dos mesmos, 45,14% apresentaram uma renda média de até três salários mínimos, seguido de 39,89 % com até um salário mínimo, 11,81% abaixo de um salário mínimo, 3,47% até cinco salários mínimos e com apenas 0,69 % acima de cinco salários mínimos. Já em relação ao nível de escolaridade, em 38,89% dos proprietários entrevistados o nível de escolaridade foi o ensino médio completo, 32,64% apresentaram o ensino fundamental incompleto, enquanto que 19,44 % dos proprietários tinham ensino fundamental completo, 4,17% ensino médio incompleto, 3,47% ensino superior incompleto e apenas 1,39% ensino superior completo. Quanto a localização da residência dos proprietários que abandonam, verificou-se maior percentual nos seguintes bairros: Nova Natal (26,39%), Vale Dourado (12,50%), Santarém (10,42%), Igapó (9,72), Nossa Senhora da Apresentação (7,64%), Pajuçara (6,25%), Soledade I (6,25%), Parque dos Coqueiros (4,17%) e Soledade II (2,78%). Ao avaliar estes dados, dividindo-se em zonas, foi evidenciado que 94,44 % dos proprietários residem na zona norte do município de Natal, 2,78% na zona oeste e 1,39 % nas zonas leste e sul.

CONCLUSÃO:

Estabelecendo o perfil do proprietário que abandona seu cão no CCZ verificou-se que os homens levam mais seus cães que as mulheres. Este dado pode estar associado ao posto de liderança assumida pelo homem nas famílias. Do mesmo modo, foi possível inferir que a renda pode ser um fator limitante para a manutenção destes cães no grupo familiar. Cabe destacar que ocorreu uma relação inversamente proporcional entre abandono e grau de escolaridade dos proprietários analisados no CCZ de Natal. Pelos dados observados, acredita-se que novas pesquisas devem ser feitas para avaliar se a educação à posse responsável direcionada ao perfil encontrado no presente estudo poderia ajudar a diminuir os índices de abandono. Este tipo de programa dentro da área de Saúde Pública é muito importante por auxiliar no controle de diversas zoonoses. Seria interessante realizar esses censos semestrais ou anuais como uma avaliação das medidas que venham ser tomadas, estabelecendo metas de curto prazo para educação dos proprietários.

Palavras-chave: Abandono, Cães, Proprietários.