62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PERCEPÇÃO DOS AUTÓCTONES DA VILA DE PONTA NEGRA/RN APÓS A INSERÇÃO DO TURÍSMO ENTRE 1980 A 2009
Valmira Batista Miranda Ferreira 1
Juliana Rayssa Silva Costa 1
Edna Maria Furtado 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

O turismo atualmente é a força econômica que mais cresce no mundo inteiro, pois traz implicações positivas, como: surgimento de empregos diretos e indiretos, aumento de arrecadação de impostos pelo governo e dentre outros fatores, provocando assim um movimento importante na economia de determinada localidade, mas também gera efeitos negativos a população, assim também afirma Gomes e Silva (2009), nos quais são: prostituição, marginalização, exclusão social, aculturação, agressão à "natureza natural" o que tem sido motivo de preocupação de inúmeros estudiosos, antropólogos, sociólogos e mesmo os geógrafos. Devido a este fator, a presente pesquisa tem como foco analisar as transformações socioeconômicas após a inserção da atividade turística e a especulação imobiliária que ocorreram na Vila de Ponta Negra entre 1980 a 2009. A relevância deste trabalho justifica-se pela necessidade de um estudo que contemple a investigar a (re) produção social da Vila de Ponta Negra em frente a inserção do turismo, analisando se há impactos após a inclusão do turismo, se sim, quais são as medidas mitigadoras para amenizar tal situação? Será que esta sendo realizado alguma ação para amenizar os impactos negativos que o turismo traz consigo? Estas e outros questionamentos serão expostos a seguir.

METODOLOGIA:

Realização de uma revisão bibliográfica apoiado em autores que discutem questões relacionadas ao turismo (espaço geográfico, especulação imobiliária e impactos causados pela dinâmica dessa atividade), tais como: Coriolando (1998) e (2001), Cruz (1995), (2000) e (2001), Rodrigues (1999), Gomes e Silva (2009) e dentre outros. Também, foram aplicados 52 questionários de forma aleatória, tendo como critério para aplicação à repetição das respostas dos moradores residentes na Vila de Ponta Negra, cuja finalidade era coletar informações sobre o impacto da atividade turística causada a população da vila. O emprego desse método teve o intuito de relatar as condições atuais existentes e também identificar os principais problemas relativos às mudanças na reconfiguração da paisagem da Vila de Ponta Negra. Além destes, foi realizado um levantamento de dados na Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMURB), dissertações, jornais e revistas. Vale salientar que, mapas e fotos da Vila de Ponta Negra serviram de apoio para verificarmos a nova organização espacial decorrente do turismo naquela localidade, apontando os principais problemas para a comunidade nativa no período citado.

RESULTADOS:

Das 52 entrevistas, 34,7% responderam que a urbanização trouxe um maior conforto para o turista que a freqüenta e 65,3% responderam que a urbanização realizada na praia afastou o morador da Vila em decorrência de outras conseqüências. 21,1% deixaram de freqüentar a praia de ponta negra em decorrência do aumento da prostituição; 38,5% não vão mais a praia em função do aumento acentuado dos serviços; 19,2% ver na violência o motivo maior para deixar de ir a praia; 5,8% acreditam que a praia ficou mais poluída com o aumento da atividade turística na cidade; o restante de 15,4% preferiram não opinar. Para muitos moradores quando perguntado sobre o que ele achava do aumento do turismo na capital 21,2% responderam ser péssimo; 36,6% disseram ser ruim para eles; 28,8% responderam que era regular, pois trazia alguns benefícios para a cidade, apesar de não melhorar a vida da comunidade da Vila; o restante 13,4% responderam que era bom para o desenvolvimento da capital dos políticos e de alguns empreendedores. Sobre os benefícios trazidos pelo turismo para a comunidade foi quase que unânime as resposta sendo que 86,7% responderam que a atividade turística não trouxe nenhum beneficio para comunidade da Vila, ao contrário trouxe prejuízos para muitos moradores da localidade.

CONCLUSÃO:

Para que o desenvolvimento turístico da Vila de Ponta Negra fosse bem sucedido seria necessária a inserção da população nativa no processo de desenvolvimento como uma forma de socializar os benefícios econômicos obtidos com a atividade. Isso poderia ser feito através do apoio do governo ou da iniciativa privada aos pequenos negócios e às produções artesanais (queijos, rendas, geléias etc.), inserindo-os no roteiro vendido aos turistas. Sendo que, tal ação não ocorreu durante estes 29 anos, ficando assim esta população na expectativa quanto ao papel da atividade turística nesse processo que pode gerar o progresso econômico, o emprego e principalmente o rendimento em quantidade e qualidade, uma vez que o crescimento econômico possa dar a sua contribuição não só como crescentes rendimentos privados, mas também tornando possível ao Estado financiar a segurança social e ampliar todas as oportunidades a comunidade. Diante do exposto podemos concluir que o turismo só será justo quando a sociedade juntamente com o poder público for justa e não terá valia enquanto não promover a equalização social e a expansão das oportunidades e capacidades humanas, tanto dos visitantes como dos visitados.

Palavras-chave: Turismo , Reorganização, Especulação imobiliária.