62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
CARTAS AO EDITOR VEICULADAS NA REVISTA FEMININA CLAUDIA: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO ENUNCIADOR
Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira 1
Cleide Emilia Faye Pedrosa 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
A pesquisa tem como propósito analisar cartas ao editor que são veiculadas na revista feminina "Claudia", observando a construção do ethos no enunciador, além do seu desejo de transformar o enunciatário. Ao mesmo tempo, pretende-se discorrer a evolução da mulher na sociedade brasileira. As cartas ao editor configuram-se como um gênero da mídia impressa, cujos espaços são destinados aos leitores para que possam expressar pareceres pessoais, favoráveis ou não, sobre matérias publicadas. Conforme o próprio nome sugere, essas cartas são endereçadas aos editores, que após efetuarem uma seleção prévia, seguindo critérios específicos de cada empresa jornalística, publicam-nas. Analisar as cartas ao editor, veiculadas na revista em questão, torna-se relevante porque as diferenças de poder entre as mulheres e os homens e suas manifestações na linguagem foram objetos de vários estudos, especialmente durante a última década.
METODOLOGIA:
A escolha das edições da revista em questão coincide com grandes acontecimentos históricos no Brasil, voltados aos interesses da mulher leitora. Após selecionar as cartas ao editor, os trechos foram examinados a partir dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, procurando levar em consideração as relações intrínsecas entre o texto e o contexto, com o intuito de buscar evidências que possam sinalizar como os aspectos ideológicos, as "visões de mundo" de cada leitor/escritor moldam a forma discursiva das cartas, e, também, como esses leitores/escritores identificam-se, estabelecem relações sociais e posicionam-se diante do fato abordado nas cartas.
RESULTADOS:
Por razões de espaço da seção ou por direcionamento argumentativo, as cartas ao editor podem ser resumidas, parafraseadas ou mesmo ter informações eliminadas. As cartas ao editor reconstituem padrões de representação social e crenças, uma vez que, mesmo sendo escritas, de forma pessoal, a "individualidade" do leitor/escritor reflete de alguma forma o meio em que ele vive e os padrões ideológicos encontrados naquele contexto social.
CONCLUSÃO:
Ao interpretar os significados existentes nas cartas ao editor, concluímos que, quando a autora de uma carta expressa seu ponto de vista, ela, de certa forma, poderá influenciar as leitoras a refletirem sobre suas palavras e essa reflexão pode ser o princípio da rede "intangível" que causa as "visíveis" repetições e/ou mudanças ideológicas e conseqüentes práticas sociais. Ao analisar os temas que circularam na revista ao longo dos anos, indagamos as transformações históricas que fizeram parte desse processo, identificando como os comportamentos foram construídos, pensados por seus editores e pela sociedade que vivia uma modernização baseada no consumo.
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso, Ethos, Cartas ao editor.