62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA CONFECÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALGUNS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
Danielle Loureiro Roges 1
Fábio de Castro Rodrigues 2
Rita de Cássia de Lima Idalino 1
1. Depto. de Estatística, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE
2. Depto. de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE
INTRODUÇÃO:

Uma das formas de transformar as aulas de Matemática em momentos estimulantes onde alunos e professores possam interagir num ambiente propício a discussões que facilite a tomada de decisões e resoluções em diversas situações-problema, é mostrar os conteúdos com aplicações em seu cotidiano, abrindo espaço para que a classe exponha suas experiências e a partir delas fazer uma contextualização dos conteúdos a serem apresentados. O objetivo deste projeto é apresentar um relato de experiência sobre a utilização de alguns recursos didáticos, confeccionados com materiais recicláveis, que envolvem habilidades numéricas na compreensão das medidas espaciais, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados com eles. A confecção desses recursos provocou a interação entre professores e alunos, pois os mesmos foram elaborados a partir de materiais que não demandaram, necessariamente, recursos financeiros, visto que foram utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitou uma maior interação entre o grupo e consequentemente uma maior explanação da utilização, no dia a dia, dos conteúdos explorados.

METODOLOGIA:
A proposta teórico-metodológica usada neste projeto foi baseada na pesquisa qualitativa, usando alguns elementos da pesquisa-ação, tais como a busca pela "resolução de um problema coletivo e no qual pesquisadores estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo" (THIOLLENT, 1996, p. 41). Esta experiência aconteceu numa escola estadual do estado de Pernambuco, com os alunos da 5° série (ou 6° ano) do Ensino Fundamental, e foi composta por duas etapas. Na primeira etapa os alunos construíram o ábaco, utilizando tampinhas de garrafas pet, que foi explorado nas aulas de sistemas de numeração, de operações de adição e subtração, de relação entre as bases de numeração e de mudanças de bases numéricas. Na segunda parte os discentes confeccionaram uma balança mecânica, a partir de garrafa pet, mola e papel, que foi utilizada na contextualização de temas como o sistema de medidas de massa e no desenvolvimento do raciocínio algébrico, quando foram exploradas as atividades de comparação de pesos desconhecidos. Durante cada etapa foram simuladas várias situações-problemas contextualizadas para se explorar o conhecimento empírico dos alunos e estimular o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas.
RESULTADOS:
A confecção dos materiais levou os discentes a compreenderem melhor o funcionamento e a utilização de cada recurso, desta forma, a manipulação ocorreu de forma mais ativa e eficaz, proporcionando a aquisição de habilidades e permitindo o desenvolvendo operatório dos alunos. Como eles estavam mais envolvidos com as problemáticas apresentadas, o conhecimento se construiu de forma significativa e prazerosa. A aprendizagem veio como conseqüência de um processo dinâmico, de experiências, "do concreto ao abstrato", concebido por meio da experimentação. Cada recurso teve sua relevância nas duas etapas desta experiência, servindo como uma ferramenta facilitadora do entendimento dos conteúdos trabalhados. Com a balança mecânica foi possível explorar, além dos temas já mencionados, alguns conceitos algébricos, em níveis de representação mais intuitiva e simbólica, e o ábaco também nos proporcionou uma apresentação da evolução histórica dos números, fazendo os alunos refletirem sobre a relação da quantidade dos nossos dedos das mãos e da nossa base numérica ser 10 e perceberem que o agrupamento, na representação de quantidades nos processos de contagem, pode ser feito não só na base 10, mas também em outras bases.
CONCLUSÃO:
Levar materiais didáticos para a sala de aula, para o ensino de Matemática, bem como utilizar metodologias alternativas que promovam o resgate da auto-estima e auxiliam a aprendizagem dos alunos. O uso dos recursos didáticos, apresentados neste relato, nas aulas de matemática envolveu os alunos numa situação de aprendizagem ativa, pois favoreceu a criatividade na elaboração de estratégias tanto no momento da confecção quanto no momento da utilização daqueles como uma ferramenta que os auxiliou na resolução das situações problemas criadas pelo docente, e como eles foram feitos com materiais recicláveis, promoveu uma conscientização da necessidade do reaproveitamento de material de sucata, já que a destinação do lixo domiciliar, produzido, diariamente, em crescente quantidade pela população urbana está inserida entre as principais preocupações da atualidade.
Palavras-chave: Confecção de recursos, Materiais recicláveis , Contextualização do conteúdo.