62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE CÁDMIO POR Aspergillus nidulans COMO ESTRATÉGIA PARA BIORREMEDIAÇÃO
Rodolfo Burgos de Luna 1
Petrusk Homero Marinho 2
Marcos Antônio Barbosa de Lima 3
Patrícia Mendes de Souza 4
Ana Cláudia Claudina do Nascimento 4
Aline Elesbão do Nascimento 5
1. Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Católica de Pernambuco
2. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Integrada de Pombos/PB
3. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco
4. Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) - UNICAP
5. Profª. Drª./Orientadora - Centro de Ciências Biológicas e Saúde - UNICAP
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de tecnologias adequadas ao tratamento de ambientes contaminados com metais pesados tem sido objeto de grande interesse, devido ao aumento da rigidez das leis ambientais. Determinadas concentrações de metais pesados em sistemas vivos acarretam alterações nas vias metabólicas. Dentre os metais, o cádmio é um elemento traço não essencial e de ampla distribuição. Nos humanos a intoxicação por cádmio afeta os rins e o trato gastrointestinal, estando associado a doenças coronarianas e pulmonares crônicas, hipertensão e enfisema. Atualmente, as técnicas de biorremediação, oferecem novas possibilidades para acelerar a degradação destes poluentes, esta se baseia na utilização de populações microbianas, que possuem a habilidade de modificar ou decompor determinados poluentes. O termo biossorção é utilizado para descrever a capacidade da biomassa (microrganismos vivos ou mortos), e compostos derivados de concentrar metais e outras substâncias em solução por mecanismos físico-químicos, como sejam a adsorção que ocorre através de interações eletrostáticas entre cátion metálico e a superfície carregada negativamente da célula microbiana ou a permuta iônica. Desta forma, o trabalho teve como objetivo analisar a eficiência de remoção de cádmio por Aspergillus nidulans.
METODOLOGIA:
O isolado de Aspergillus nidulans foi obtido do Banco de Culturas do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais - Universidade Católica de Pernambuco. Tal isolado foi inoculado em meio Sabouraud líquido contendo diferentes concentrações do metal. A solução de metal foi preparada com água deionizada nas concentrações de cádmio - 1mM, 2mM e 3mM, pH 5,0, ajustado utilizando-se soluções de hidróxido de sódio 1N e/ou ácido acético a 10% (v/v). O fungo foi mantido em rotação orbital por 6 dias e foram retiradas amostras em 3 e 6 dias. As amostras de biomassa e sobrenadante foram submetidas à leitura na espectrofotometria de absorção atômica.
RESULTADOS:
O cultivo do isolado em 1mM de cádmio (201,33 mg/L) revelou reduções para 107,6 mg/L e 98,3, ao final de 3 e 6 dias, respectivamente. Tais resultados revelam percentuais de redução de 46,56% e 51,18% para tanto, indicando remoção do íon metálico do meio. Para a cultura cultivada em 2mM (402,66 mg/L), ao final de 3 e 6 dias foram obtidos valores de 322,8mg/L e 310,1mg/L, o que indica uma redução de 19,84% e 22,09%, respectivamente. Por outro lado, o cultivo em 3 mM (603, 99 mg/L), foram obtidos 587mg/L e 503mg/L para culturas com 3 e 6 dias. Tal resultado revela reduções de 2,81% e 16,72%, respectivamente. O isolado exibe potencial para remoção do íon metálico nas condições testadas. Contudo a eficiência de remoção está diretamente associada à concentração do metal no meio. Adicionalmente, os dados revelam que ocorre uma relação de saturação para altas concentrações do metal, indicando que existe uma concentração limítrofe para a remoção do íon do meio de cultura. Dados da literatura indicam que o processo, para a maioria dos organismos testados, exibe dois estágios; um inicial no qual a sorção é caracterizada por ser rápida e ocorre em curto intervalo de tempo, seguido por um segundo estágio, com uma velocidade menor, e que contribui pouco para a sorção total do metal.
CONCLUSÃO:
O isolado exibiu potencial de remoção de cádmio em altas concentrações revelando uma grande habilidade para remoção de metal em ambientes impactados com cádmio. A remoção de íons metálicos por fungos pode oferecer um método alternativo para remediação biológica. Dessa forma, estudos de biossorção em fungos podem representar um meio econômico para o tratamento de áreas contaminadas com metais pesados.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Biorremediação, Biossorção, Cádmio.