62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
(RE) DESCOBRINDO A BIODIVERSIDADE NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA.
Elizandra Rêgo de Vasconcelos 1
Darlene Teixeira Ferreira 1
Nádia Magalhães da Silva Freitas 1
Ana Cristina Cristo Vizeu Lima 1
Eliete do Socorro Porteglio 2
1. Instituto de Educação Científica e Matemáticas/ IEMCI/ UFPA
2. Escola municipal Magalhães Barata/ SEDUC
INTRODUÇÃO:
No momento atual, o estudo das concepções de biodiversidade mostra-se relevante,pois o planeta vivencia intenso processo de degradação ambiental que vem ameaçando não só os componentes da biosfera, mas, sobretudo, representa perigo à perpetuação das diferentes formas de organizações e manifestações sociais da vida (ALBAGLI, 2006). O trabalho teve por objetivo compreender as concepções de biodiversidade de professores de séries iniciais do município de Itaituba-PA durante um curso de formação continuada em Educação Matemática e Científica para os anos/séries iniciais. O estudo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa 13 professores das séries iniciais no exercício da docência. Acreditamos que o conceito de biodiversidade está em construção ou (trans) formação e necessita de estudos que demonstrem as problemáticas e contextos em que esse conceito é construído e (re) construído. Assim, partindo de um dos princípios da sustentabilidade, consideramos que as séries iniciais se destacam por ser um nível de educação no qual formamos para a geração futura.
METODOLOGIA:
Esse estudo foi desenvolvido no município de Itaituba-PA em uma turma do curso de "Formação Continuada dos Professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Básico de Ensino, nas áreas de Ciências e Matemática" (Projeto de Descentralização-Rede Nacional de Formação Continuada/Plano de Ações Articuladas-PAR/2008), implementado no ano de 2010. Optamos pela pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista semi-estruturada como instrumento metodológico, norteada pela seguinte questão: O que você entende por biodiversidade? A escolha dos sujeitos foi estabelecida dentro dos seguintes critérios: acessibilidade, ser professor em pleno exercício nas séries iniciais no município de Itaituba-PA, ser participante do curso de formação continuada com mais de 75% de presença. As análises dos dados coletados foram realizadas por meio da análise textual discursiva (MORÃES; GALIAZZI, 2007) que permitiu a organização das respostas em duas categorias, inspiradas nas representações sociais de ambiente citadas por Reigota (2007) e nas dimensões humanas de biodiversidade apresentadas por Younés e Garay (2006), quais sejam: a naturalista e a humano-biodiversificada.
RESULTADOS:
A pesquisa envolveu 13 sujeitos que concordaram participar do estudo dentro dos critérios definidos. O estudo mostrou que 84,6% dos entrevistados relacionaram biodiversidade apenas aos aspectos ecológicos naturais, evidenciados em suas respostas por frases como "São os variados tipos de espécies" e "variação de espécies de seres vivos", desse modo não notamos manifestações das tradições étnico-culturais e as interferências humanas de manejo e degradação no ambiente, sendo localizadas na categoria naturalista. No entanto, destacamos a preocupação com o equilíbrio ecológico presente nessa categoria, como pode ser constatado nas falas como "Seres vegetais e animais em que há uma dependência" ou "vidas (animais, vegetais, fungos) que garantem o equilíbrio do planeta". Em contrapartida, 15,3% dos professores relacionaram biodiversidade às dimensões humanas de variação cultural, subsistência, efeitos indiretos, efeitos de escala e sistemas sociopolíticos (YOUNÉS; GARAY, 2006) evidenciados por meio de frases como "É a criação ou renovação de algo que nos trás uma melhor qualidade de vida, a exemplo temos o biodiesel" ou "Um conjunto que compreende fauna e flora e a relação entre os seres Humanos dentro de uma visão de (co) relação" sendo localizadas na categoria humano-biodiversificada.
CONCLUSÃO:

Com base nos dados e nas análises realizadas durante a pesquisa, notamos que há prevalência da concepção naturalista em relação ao conceito de biodiversidade, e que esta apresenta relevância a medida que demonstra a preocupação dos professores com o equilíbrio ecológico dos sistemas naturais da Terra. No entanto, na atualidade, esse pensar vem sendo discutido em suas limitações e fronteiras humanísticas dentro dos novos contextos socioambientais. Nesse sentido, entendemos que a pesquisa já indica as mudanças ou a (re) construção do conceito de biodiversidade no entender de alguns professores de séries iniciais quando identifica a concepção humano-biodiversificada. Finalmente, acreditamos que a pesquisa contribui para a indicação das mudanças e dos caminhos sensibilizadores que podem ser trilhados por meio do ensino-aprendizagem do tema biodiversidade nas séries iniciais.

Palavras-chave: Biodiversidade, séries iniciais, Concepções.