62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
LABORATÓRIO SOCIAL HISTÓRICO-CRÍTICO: UMA METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Antônio Carlos Maciel 1
Rute Moreira Braga 1
1. Depto de Ciências da Educação - Universidade Federal de Rondônia-UNIR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho descreve a metodologia de uma experiência pedagógica realizada no Município de Ariquemes, Estado de Rondônia: o Projeto Burareiro de Educação Integral, que teve por objetivo demonstrar a aplicabilidade do princípio da politecnia aos processos de ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades didáticas na área dos esportes e das artes voltadas para compreensão das matérias do ensino regular. Ora, considerando que o objetivo da educação integral, pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica, é a superação não só dos efeitos causados às faculdades humanas pela divisão do trabalho, mas também das condições sub-umanas a que estão relegadas imensos contingentes populacionais das periferias urbanas, e que o conceito de politecnia visa resgatar as potencialidades humanas, através de processos pedagógicos, que integre o desenvolvimento da cognição, das habilidades psicomotoras e físicas; da sensibilidade e da sociabilidade, enquanto participação produtiva e política na sociedade, a relevância deste trabalho consiste em demonstrar como deve ser a metodologia de formação dos educadores (gestores, professores, tutores, coordenadores) durante a implantação da Educação Integral nas Escolas de Ensino Regular.
METODOLOGIA:
O laboratório social histórico-crítico é uma adaptação do laboratório social à concepção histórico-crítica da educação, constituído por três movimentos intercomplementares: a preparação, o laboratório e o monitoramento. A preparação consiste de quatro ações: o levantamento, o diagnóstico, os cenários e o planejamento estratégico-situacional; o laboratório consiste de outras quatro ações: os cursos de formação teórica, a demonstração, a avaliação e a experimentação; o monitoramento, de duas ações: verificação de desempenho por escopo integrado (atividades afins) e a avaliação de desempenho integral por objetivo. A metodologia assim concebida, para a formação de educadores em serviço, foi posta em prática durante um ano e oito meses, numa escola pública municipal de ensino fundamental, durante a implantação do Projeto Burareiro de Educação Integral, no Município de Ariquemes, Estado de Rondônia.
RESULTADOS:
A metodologia foi planejada para ser executada em três anos, porém foi interrompida com um ano e oito meses de implantação, o que, todavia, não lhe retira o mérito epistemológico e a eficácia pedagógica alcançadas nesse intervalo de tempo. Principais resultados: 1- Na Preparação: realizada de janeiro a agosto de 2005, comprovou-se ser possível o levantamento e análise de dados socioculturais e pedagógicos com os quais se realiza o diagnóstico da realidade, a partir da qual se ao planejamento estratégico-situacional, elaborado para alcançar gradualmente as metas pedagógicas e socioculturais. 2- O Laboratório propriamente dito, executado de agosto a dezembro de 2005, constitui-se de cursos de formação teórica, através de estudos e demonstrações empíricas,  cujas avaliações visam à compreensão da politecnia como princípio pedagógico, fundamento essencial para a associação das atividades socioculturais aos conteúdos das matérias do ensino regular. A experimentação consistiu na prática docente monitoradas por coordenadores. 3- Nessa experiência não foi possível executar a terceira fase, porque no ano de 2006, voltou-se a executar o laboratório social sob condições não condizentes com a proposta original, o que levou ao encerramento da experiência.
CONCLUSÃO:
A formação de educadores em serviço é sempre problemática porque é difícil equacionar a hora do curso de formação com o tempo de disponibilidade do educador, sem prejudicar as atividades docentes regulares. A saída é a diminuição da carga horária de sala de aula do professor que, aqui, como ademais no restante do Brasil, é extremamente elevada. Por outro lado, a transformação de horas de sala de aula em horas de planejamento para aperfeiçoamento do trabalho docente depende de eficaz gestão dos processos interpessoais para que o aumento do tempo de planejamento não se transforme em hora de folga ou hora para tratamento de questões pessoais. A metodologia ora apresentada, ainda que enfatizasse o equacionamento dos interesses entre as partes, encontrou dificuldades para a sua execução tanto por parte do governo municipal quanto por parte dos professores. Além disso, no caso da educação integral politécnica, o problema maior é o entendimento de que os conteúdos devem relacionar-se ao cotidiano e às atividades socioculturais, integrando-as. Apesar desses fatores adversos, obteve-se da maioria apoio e motivação para o trabalho docente.
Palavras-chave: Educação Integral Politécnica, Laboratório Histórico-Crítico, Metodologia.