62ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira |
POESIAS DE LUZ: a magia da poesia e do teatro. |
Maria José Negromonte de Oliveira 1 Maria Elisabete Ferreira de Sousa 1 Leila Santos de Mesquita 1 Maria Godeliever Veiga da Silva 1 Jeanne Pessoa 1 |
1. Escola Municipal Padre Antônio Henrique |
INTRODUÇÃO: |
O projeto Poesias de Luz surgiu da necessidade de promover uma inclusão social entre dois universos lingüísticos distintos: a Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras, reconhecidas como línguas oficiais do país. Essa Escola é constituída desde sua fundação de uma proposta inclusiva. Nesta perspectiva de atendimento a surdos e ouvintes buscamos viabilizar o convívio solidário na tentativa de estabelecer relações interpessoais respeitosas e de tolerância as diferenças e às diversidades humanas. Ele foi Inspirado nos Recitais de Poesias, desenvolvido com estudantes ouvintes que selecionam, ensaiam e apresentam poemas, anualmente, no Recital Poético. Ressaltamos que até então o grupo docente, não havia despertado para trabalhar a poesia com os surdos razões pela qual buscamos essa linguagem artística que possibilita um amplo leque para desenvolver projeto interdisciplinar, com metodologias que favorecessem a compreensão dos conteúdos didáticos. Como os estudantes surdos, não participavam dessa atividade, pensou-se oferecer situações de aprendizagens significativas que despertassem e o gosto e o interesse pela poesia Selecionou-se os textos que foram explorados, por estudantes surdos e ouvintes, através dá expressão corporal. |
METODOLOGIA: |
Dentre os caminhos educativos percorridos ao longo do trabalho destacamos a abordagem triangular, proposta esta sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, da PUC/SP. Esta proposta faz a articulação entre o fazer, o ler e o contextualizar, de forma dinâmica e inter-relacionada voltada a pedagogia inclusiva. Durante a realização do projeto os quarenta discentes surdos e ouvintes tiveram um único espaço de criação, participando de pesquisas dos poemas, selecionando-os para encenação, a partir dos poemas pré-selecionados pelos professores que exploraram os conteúdos dos mesmos, verificando as demandas nas escolhas. Após a fundamentação teórica dos poemas e dos conteúdos sobre o teatro, a etapa seguinte teve haver com a montagem das peças: Definição de papéis, exercício de interpretação oral, atuação em cena, oficina de ritmo, marcação gestual com a dança, confecção dos cenários, figurinos e adereços. Os ensaios e as oficinas foram realizados na sala de aula. Para a culminância do projeto utilizamos o teatro da FUNDAJ. A fim de socializarmos o espetáculo com toda comunidade escolar. Com a execução do Projeto, os estudantes desenvolveram situações que aguçaram a curiosidade despertando a criatividade e aprenderam a delegar funções e a assumir responsabilidades. |
RESULTADOS: |
Este trabalho, de início, tinha como propósito fazer com que os/as estudantes surdos/as descobrissem o mundo da poesia e interagissem com os ouvintes. Elegemos utilizar a linguagem teatral pela riqueza de possibilidades que o teatro proporciona. Foram momentos de aprendizagem significativa. O entrosamento entre os quarenta discentes e os quatro professores foi excelente. Este grupo, também, teve o apoio de outros funcionários da escola. Percebemos durante a execução do projeto que essas vivências eram permeadas de satisfação e alegria. Houve muito respeito e cooperação entre os discentes no período de preparação. A culminância deste projeto no Auditório da FUNDAJ foi um momento único de magia e encantamento. O grupo foi aplaudido de pé, pelos colegas, seus pais e funcionários da escola. Nesta ocasião foram realizadas fotografias e filmagens a fim de registrar e socializar o trabalho realizado. Durante a apresentação esses discentes se sentiram valorizados. É inegável a elevação da auto-estima tanto dos atores como da platéia, para muitos aquela foi à primeira vez que entravam num teatro. |
CONCLUSÃO: |
O projeto "Poesias de Luz, conseguiu desenvolver capacidades de expressão, revelando um crescimento gradual nos discentes que se revelaram nas relações interpessoais, espontaneidade, imaginação, criatividade e apropriação dos poemas trabalhados. Este grupo conseguiu transcender o registro dos poemas no papel para uma performance visual e sonora de grande valor. Esperamos ter despertado no grupo a humanização dos sentidos, pois como nos afirma SCHILICHTA (1996:15), "saber ouvir é mais do que apenas escutar, saber ver é mais do que apenas olhar. O aperfeiçoamento dos sentidos é condição para um real conhecimento do entorno visual e sonoro que inclui e excede a produção artística.. O espetáculo "Poesias de Luz", conseguiu superar as expectativas iniciais, deixando-nos extasiados com a riqueza da linguagem gesto-visual, provocando nos atores e expectadores uma explosão de sentimentos. Conforme o pensamento de Penna (in PEREGRINO,1995), é através do desenvolvimento da capacidade de leitura, ou seja, de apreensão e compreensão das linguagens artísticas, que estaremos atuando no sentido de democratizar o acesso à arte e à cultura. |
Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife |
Palavras-chave: Poesia, Teatro, Inclusão.. |