62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL INSERIDOS NA APA JENIPABU/RN
Marinalva Fernandes de Sousa 1
Ana Karenina de Morais 1
Ariana Silva Gomes da Mota 1
Joelma Dantas Monteiro 1
Marlon Delgado Melo 1
Elineí Araújo de Almeida 2
1. Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Botânica, Ecologia e Zoologia, UFRN
INTRODUÇÃO:

Nas décadas de 70 e 80 foram criados leis e órgãos públicos com o intuito de combater à degradação ambiental e isso promoveu a criação de Unidades de Conservação (UCs). No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000), conhecida também como "lei do SNUC", que fixa os critérios e as normas para a criação, implantação e gestão, estabelece duas categorias de UCs: unidades de uso sustentável e unidades de proteção integral. Dentro das unidades de uso sustentável tem-se a Área de Proteção Ambiental (APA), que por meio da Educação Ambiental (EA) torna-se um local que se pode trabalhar o meio ambiente de forma mais participativa com a população. De caráter mais eficiente, tem-se mostrado que EA deve ser realizada na escola através do trabalho com os temas transversais, como indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), porém, percebe-se que essas ações ainda são tímidas ou inexistentes no âmbito de muitas unidades de ensino. Neste sentido, esse trabalho visa identificar, em alunos de uma escola pública inserida em uma Área de Proteção Ambiental, o conhecimento sobre EA e biodiversidade, para promover reflexões sobre a realidade local.

METODOLOGIA:

Em um primeiro momento foi feita visita a uma Escola Pública de Nível Fundamental situada na APA Jenipabu - Rio Grande do Norte, onde se aplicou um questionário para análise da percepção ambiental para 25 alunos, envolvendo participantes do 8º e 9º anos. Por se tratar de uma Unidade de Conservação (UC) de área costeira e com presença de recifes, focou-se no conhecimento sobre os Invertebrados Marinhos. O questionário envolveu perguntas fechadas e abertas e abordou temas envolvendo questionamentos sobre a própria APA, meio ambiente, a biodiversidade e os animais marinhos. Também se acrescentou uma questão solicitando mais informações sobre a temática enfocada nas perguntas. Após a aplicação deste instrumento, foi feita uma ação envolvendo demonstrações sobre pesquisas feitas sobre os animais marinhos por meio de pôsteres e amostras do ambiente de entre - marés. Houve também uma demonstração de alguns exemplares de animais conservados em álcool coletados na região, com o intuito de aprimorar a discussão e esclarecer sobre a presença de alguns organismos pouco conhecidos e ensinados no ambiente escolar. Foi lembrado aos alunos que deveriam ser evitadas as coletas dos animais e que alguns espécimes poderiam estar na lista dos organismos ameaçados de extinção.

RESULTADOS:

A partir da aplicação das questões objetivas do instrumento de pesquisa, verificou-se que a maioria (quarenta e oito por cento) dos estudantes disse que conhece o que significa a APA, como também, oitenta por cento dos alunos destacaram que uma das finalidades da APA é a conservação da biodiversidade. Quanto à questão relacionada com o conhecimento de algum tipo de invertebrado marinho, a maioria informou não conhecer tais organismos. No quesito referente ao meio ambiente, a maior parte informou praticar ações voltadas a este âmbito. Numa outra questão, ao se perguntar se na escola onde os discentes estudam, já houve algum trabalho relacionado com o meio ambiente, quase a totalidade de alunos respondeu que sim. Com base nos resultados obtidos, podemos perceber que a APA Jenipabu está amplamente presente na comunidade estudantil e esta reconhece a sua importância. Também se percebeu que, apesar dos alunos terem afirmado desconhecer os invertebrados marinhos, às vezes citando nomes de vertebrados (moréia e peixes, entre estes, o cavalo marinho) para responder ao item relacionado, numa outra questão eles colocaram o nome de alguns invertebrados, entre eles: lagosta, camarão e polvo.

CONCLUSÃO:

Constata-se que a escola, por estar inserida numa área de proteção ambiental tem-se voltado para o tema conservação ambiental, pois os alunos informaram já ter participado de projetos que visavam à conscientização sobre o meio ambiente. Porém o estudo sugere que as práticas educativas aplicadas não foram significativas para os alunos, visto que, a maioria dos discentes não conseguiu integralizar o conhecimento advindo da escola com a realidade do seu cotidiano. As abordagens de ambiente, no processo ensino-aprendizagem devem ser trabalhadas de forma contextualizadas, vinculadas à realidade da comunidade estudantil, para que assim possam formar cidadãos que irão sempre contribuir para o equilíbrio da biodiversidade.

Palavras-chave: Percepção Ambiental, Educação Ambiental, APA Jenipabu.