62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
CARACTERIZAÇÃO DE FATORES DE VIRULÊNCIA E BIOTIPAGEM DE ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DA CAVIDADE ORAL DE PESSOAS RESIDENTES EM MANAUS - AM.
Renata Gualberto 1
Shirley Araújo Passos 1
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes 1
Ani Beatriz Jackisch Matsuura 1
1. Instituto Leônidas e Maria Deane - FIOCRUZ/AM
INTRODUÇÃO:
A candidíase oral pode ser causada por várias espécies de Candida, onde a habilidade em produzir enzimas como fosfolipase e proteinase é considerada importante fator patogênico.Além disso,vários autores passaram a caracterizar as leveduras quanto à produção das toxinas killer.O objetivo deste trabalho foi caracterizar quanto à virulência espécies de Candida isoladas da cavidade oral de pessoas residentes em Manaus/AM, através da determinação da produção das enzimas fosfolipase e proteinase e fazer a biotipagem das amostras.
METODOLOGIA:
O estudo foi feito com leveduras depositadas na Coleção Biológica do ILMD/Fiocruz. Para a produção de fosfolipase, culturas com 24 horas em ágar Sabouraud (SAB) foram inoculadas em meio base mais emulsão de gema de ovo a 50%. Foram inoculados 10µL de uma suspensão de células ajustada na escala 1 McFarland. A leitura do teste foi realizada após 4 dias a 37ºC, sendo considerado como positivo a produção de zona opaca de precipitação ao redor da colônia. A atividade enzimática (Pz) foi medida através da razão entre o diâmetro da colônia e o diâmetro da colônia mais a zona de precipitação. Para a produção de proteinase, leveduras com 24 horas em SAB foram inoculadas em placas com ágar BSA (Bovine Serum Albumin). A padronização do inóculo foi feita conforme descrito para o teste de produção de fosfolipase. A leitura do teste foi realizada após 7 dias a 37ºC, sendo considerado como positivo a produção de halo transparente ao redor da colônia. A atividade enzimática foi medida seguindo-se o mesmo esquema da fosfolipase. Amostras fortemente positivas para a produção de proteinase foram testadas quanto ao fenômeno killer, conforme Polonelli et al. 1983.
RESULTADOS:
Foram testadas 207 amostras de Candida isoladas de 100 pessoas com e sem candidíase oral. Das amostras testadas para fosfolipase, 30,5% apresentaram atividade enzimática. As amostras testadas para a produção de proteinase foram as mesmas usadas para o teste da fosfolipase. Destas, 70% apresentaram atividade enzimática para proteinase. Para verificar a sensibilidade das amostras de C. albicans às toxinas killer, foram testadas 35 amostras de 15 indivíduos, onde foram observados 3 biotipos:888 (94,3%),582 (2,8%) e 843(2,8%).Isso indica que dentro de uma mesma espécie existem biotipos diferentes; e ainda, em amostras da mesma espécie, isoladas de uma mesma pessoa, há uma diversidade de biotipos.
CONCLUSÃO:
C. albicans é a espécie com maior produção de fosfolipase e proteinase entre as espécies de Candida estudadas; Entre as espécies de Candida não-albicans, C. parapsilosis e C. tropicalis são as maiores produtoras das enzimas; Nas amostras de Candida isoladas de pessoas com sintomas de candidíase, verificou-se uma produção da enzima proteinase fortemente positiva; Os resultados enfatizam a importância da enzima proteinase para a instalação de infecção por Candida em pessoas residentes e Manaus e mostram que a maioria das leveduras estudadas tem habilidade em produzir as enzimas, tendo portanto, importante fator de patogenicidade; Existe diversidade de biotipos entre as amostras de C. albicans isoladas da mesma pessoa.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: gênero Candida, Enzimas hidrolíticas, cavidade oral.