62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ABAIARA-CE
Tarciana Sampaio Costa 1
Haneide Maria Leite Mendonça Landim 2
Ana Kelly Dantas Moreira 2
Arieli Rodrigues Nóbrega 3
Raionara Cristina de Araújo Santos 3
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda 4
1. Depto.de Enfermagem - UFRN/SMS-Abaiara
2. SMS-Abaiara
3. Depto.de Enfermagem - UFRN
4. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Enfermagem - UFRN
INTRODUÇÃO:
A compreensão de que a saúde é um produto social determinado pelos níveis de qualidade de vida representou um salto significativo que, até então, referencia a proposição das mudanças na organização dos serviços de saúde. No Brasil, o setor saúde obteve conquistas importantes nos últimos anos, o reconhecimento constitucional da saúde, enquanto direito da cidadania e a implantação do SUS - Sistema Único de Saúde reforçam o papel do município no gerenciamento do setor. A descentralização e a municipalização dos serviços de saúde, assim como o exercício pleno do papel do gestor dá atenção a saúde de seus municípios, por parte de seus Secretários Municipais de Saúde, vem contribuindo para a SILOS - Organização dos Sistemas Locais de Saúde, apontando perspectivas concretas para um novo modelo assistencial pautado nos princípios e diretrizes do SUS. Por conta disso, nos anos 90, o Brasil tem inserido novos componentes em sua agenda de desenvolvimento, como a implantação de vários Programas, destes merece destaque o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Dessa forma, objetiva-se traçar o perfil do Agente Comunitário de Saúde do Município de Abaiara-Ce.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado na Secretaria de Saúde localizada no Município de Abaiara-CE, tendo como amostra os 21 Agentes Comunitários de Saúde. Realizou-se uma pesquisa documental, durante os meses de fevereiro e março de 2010, nas fichas do arquivo da Secretaria de Saúde do referido município, atentando para as seguintes variáveis: ano de admissão, faixa etária, sexo, grau de escolaridade e estado civil. Os dados foram analisados descrevendo as características sócio-demográficas dos participantes, cuja apresentação foi demonstrada através de tabelas, seguidos por comentários pertinentes.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que a faixa etária na qual é compreendida a amostra está em maior percentagem entre as idades de 40 a 49 anos, 52,4%, de 30 a 39 anos, 42,8% e de 20 a 29 anos 4,8%. Observamos a predominância do sexo feminino, com 76,2% e masculino, 23,8%, todos apresentando o ensino médio. Em relação à caracterização da amostra quanto ao estado civil, confirmamos que a maioria dos agentes são casados 14 (66,6%), solteiros 06 (28,6%) e que selecionaram a opção outros apenas 1 (4,8%). No que diz respeito ao período de ingresso no município, observa-se que o maior número de ACS (11) ingressou no programa no período de 1990 a 1995, representando 52,4%, 06 deles nos anos de 1996 a 2000, correspondendo a 28,6% enquanto que apenas 04, nos anos de 2001 a 2005 o que equivale a 19,0% da amostra. Observa-se que houve um maior número de ACS admitidos no período se 1990 a 1995.
CONCLUSÃO:
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde- PACS, no município de Abaiara-Ceará conta atualmente com 21 ( vinte e um ) agentes. Estes integram o quadro da Secretaria da Saúde do município e estão atrelados diretamente a uma equipe da Estratégia Saúde da Família. O presente estudo nos permitiu identificar que houve predominância na faixa etária de 40 a 49 anos, sendo favorável no desempenho das atividades, uma vez que são pessoas maturas e que possuem experiência na profissão. No que se refere à escolaridade, apesar da exigência para admissão seja o de que o interessado saiba apenas ler e escrever, observa-se que todos os Agentes Comunitários de Saúde possuem o segundo grau concluído, o que demonstra que estes oferecem qualificação além do exigido, possuindo formação escolar suficiente para transmitir e receber informações importantes no monitoramento da qualidade do serviço prestado na área de saúde junto à população. Observa-se ainda que a maioria (52,4%) ingressaram no programa no período de 1990 a 1995 em virtude do incentivo que era ofertado aos municípios para implantação do referido programa.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde, Atenção Primária, Enfermagem.