62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
UM ESTUDO SOBRE AS FONTES DE AUTO-EFICÁCIA
Johêdyr Adjyan Cartaxo de Freitas 1
José Arimatés de Oliveira 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Buscando as origens do conceito da auto-eficácia, proposto por Bandura através da Teoria Social Cognitiva, encontra-se as fontes que promovem uma alteração desse construto, que é entendido como sendo às crenças nas próprias capacidades para organizar e executar cursos de ação requeridos para produzir dadas realizações. Descobrir como os teóricos descevem os elementos promotores desta auto-percepção é relevante por dar possibilidades ao indivíduo de alavancar o conceito de suas próprias capacidades, a fim de enfrentar as tarefas que lhe são propostas.
METODOLOGIA:
Trinta e quatro trabalhos acadêmicos (dissertações, artigos, livros e monografias) foram encontrados que tratam do tema da auto-eficácia; todos eles serão estudados. Esta amostra foi colhida de maneira não-probabilística por acessibilidade. A pesquisa não se caracteriza como sendo censitária, pois não se têm idéia de quanto material já foi produzido, ou seja, não é possível generalizar os dados aqui apresentados e as conclusões na realidade, se configurarão como "considerações finais", por não incorporarem afirmativas de verdade absoluta. De qualquer forma, Silva et al (2008) fundamenta que os resultados são confiáveis, pois sabe-se que o tema é pouco estudado na academia e a análise de trinta e um trabalhos é, pelo conhecimento dos autores, um número bastante expressivo. Apesar de que a pesquisa tenha natureza qualitativa os dados coletados foram refinados através de procedimentos estatísticos com o auxílio do software SPSS - Statistical Package for Social Sciences, que proporcionou a utilização de técnicas tais como: Análise de Freqüência, para descrever os dados de forma quantitativa e Correlação, para detectar o relacionamento linear entre as variáveis exploradas.
RESULTADOS:
Em meio a pesquisa realizada encontra-se diversos autores que conflitam conceitualmente em relação a essas origens; eles apresentam argumentos coerentes e por isso prudentes em relação à teoria, no entanto, ainda se configuram como uma minoria - expressiva. Confrontar os resultados destes com dados da literatura base verificou-se que estatisticamente que os primeiros autores pensavam concomitantemente a proposição de Bandura (1989), no entanto, no início do século XXI alguns autores enxergaram elementos promotores da auto-eficácia diferentes daqueles iniciais mas, apesar dessa corrente crítica ter se expandido, nos últimos cinco anos os autores têm voltado seus pensamentos às idéias originais. Além disso é conveniente afirmar que os autores que expõem fontes "inovadoras" de auto-eficácia, em sua maioria, não eliminam todas as outras propostas por Bandura(1989). Assim pode-se concluir que os dados encontrados nesta pesquisa estão convenientes conceituados de acordo com as referências bibliográficas deste trabalho.
CONCLUSÃO:
Quando as pessoas atentam para os princípios científicos e seus estudos mais modernos, aplicando-os, despontam com diferenciais de grande importância e potencial, pois são conceitos que em tempo serão encontrados em livros mas que já se encontram ao seu dispor através de uma aplicação teórica envolvida na prática vicária. O caso da auto-eficácia é um deles pois, além de atingir o próprio indivíduo, como conclusivo a este trabalho, poderá comprovadamente influenciar outros a de, igual forma, elevarem sua auto-percepção sobre o tema. Entende-se, por fim, que as quatro fontes de auto-eficácia propostas por Bandura em 1989 ainda são respeitadas pelos autores de vinte anos depois. Assim, qualquer indivíduo, poderá utilizar esses conceitos para se apresentar numa forma mais eficaz para as atividades que lhe forem propostas; os gestores de recursos humanos por sua vez, têm respaldo suficiente para completar a percepção de cada individuo têm de sua capacidade, visto que isso é diretamente proporcional ao seu desempenho laboral, escolar, salutar, físico e até mesmo familiar.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Auto-eficácia, Fontes, Capacidades.