62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A ENERGIA E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Maria José Negromonte de Oliveira 1
Leila Santos de Mesquita 1
1. Escola Municipal Padre Antônio Henrique - Recife/PE
INTRODUÇÃO:

O projeto "A energia e a eficiência energética" foi vivenciado na Escola Municipal Padre Antônio Henrique por 115 discentes surdos de diferentes turmas e faixas etárias. Contou com o apoio de voluntários surdos da Empresa Philips que necessitavam atuar com  discentes surdos ou com ouvintes tendo a tradução de intérprete da Língua Brasileira de Sinais -  LIBRAS para a Língua Portuguesa.

Eles atuaram, ativamente, visitando e acompanhando as atividades desenvolvidas nas turmas.

A temática "A energia e a eficiência energética", é de grande relevância para toda comunidade escolar, pois primamos por uma educação ambiental, que proporcione aos docentes e discentes refletirem sobre suas formas de atuação na comunidade, bem como a sustentabilidade do planeta.

Nosso propósito é construir conhecimentos acerca do meio ambiente e dos impactos sofridos pelo planeta com a ação do homem. E, com este projeto, conhecer as diversas formas de energia que utilizamos para nos manter, bem como o uso inteligente e seguro da energia elétrica. O combate ao desperdício e a prevenção de acidentes são outros agentes primordial numa educação ambiental que pretenda despertar a consciência ecológica crítica/reflexiva nos discentes.

METODOLOGIA:

O ponto de partida do trabalho foi à exibição do vídeo "A Casa dos desligados". Depois a caixa de engenhocas- composta de: dínamo ou gerador eletromagnético, rádio, manivela, cata-vento e o roteiro para uso dessa caixa, além de um comparador de consumo com lâmpada fluorescente e incandescente e um amperímetro, onde os discentes viram na prática as formas de energia mecânica, elétrica e eólica.

Os oitenta discentes, surdos, realizaram as questões propostas pelos nove docentes e vivenciaram os experimentos sugeridos no material. Cozinharam arroz no fogão solar, confeccionaram outros materiais de apoio como cartazes, cata-ventos e álbuns seriados. Trouxeram matérias sobre os perigos do cerou nas pipas e fios e reportagens sobre acidentes com  eletricidade. Os voluntários realizaram oficinas e atividades lúdicas.

Observamos um espaço lúdico-interativo, chamado Sala Caminhos da Energia, que mostra a trajetória da energia até chegar aos lares. Composta por maquetes que mostra: casa eficiente X casa ineficiente; usina hidrelétrica; energia solar fotovoltaica; a usina termonuclear; a utilização na agricultura; termelétrica e a energia eólica. Também viram o Gerador Van Der Graaf - esfera metálica que eletrizada pelo atrito da correia e produz o efeito de eriçar os cabelos.

RESULTADOS:

Consideramos de fundamental importância ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente, por isso vivenciamos esse projeto. Os pesquisadores são unânimes em afirmar que o planeta Terra está doente, e, sofrendo com problemas gerados pelo próprio homem, não sabemos a dimensão do impacto ambiental que a Terra vem passando. Problemas como aquecimento global e o efeito estufa vêm modificando a qualidade de vida no planeta, tornando o clima cada vez mais instável.

Nosso compromisso, enquanto educadores é conscientizar os discentes para mudanças de hábitos e atitudes e apoiar ações como as que a Empresa Philips vem desenvolvendo, não só na criação e aperfeiçoamento de seus produtos ou no destino que a empresa dá aos resíduos que ela produz, através dos parceiros na reciclagem, mas, principalmente, com esta ação educativa, pois só por meio da educação ambiental é que conquistaremos mudanças. Como afirma Yoon Y. Kim - Vice-presidente Lighting Brasil, (2007), "... uma coisa é certa: prevenir ainda é a melhor solução para garantir a subsistência do planeta. E isso exige mudanças de hábitos e atitudes que precisam começar agora, tanto na nossa vida cotidiana, como na maneira como fazemos negócios". 

CONCLUSÃO:

O envolvimento do grupo foi muito positivo. Porém, uma constatação nos preocupa, muitos discentes têm "gambiarras" em suas casas. Os docentes escreveram três relatórios e enviaram algumas das produções dos discentes, para a coordenação local, que servirão de suporte para a construção do almanaque final.

Mudanças de atitudes foi o ponto mais enriquecedor neste trabalho. Vermos os discentes reclamando por alguém ter deixado a lâmpada acesa e, ao saírem da sala de aula, apagarem as lâmpadas e desligarem os ventiladores  são atitudes que mostram que uma semente foi plantada em cada um deles. Esperamos estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, proporcionando em todos/as mudanças de atitude, postura e comportamento.

Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife
Palavras-chave: Conservação ambiental, Fontes de energia, Inclusão.