62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
IDENTIFICAÇÃO DAS VIAS DE REGENERAÇÃO IN VITRO DO NEEM (Azadirachta indica)
Laureen Michelle Houllou Kido 1
Robson Antonio de Souza 1
Wolfgang Harand 1
1. Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE
INTRODUÇÃO:

Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, também conhecida como Nim ou Amargosa, e que tem diversas aplicações (medicina, veterinária, cosmética e no controle de pragas). Esta planta destaca-se pelo seu potencial no controle biológico de diversas pragas e doenças. No Brasil seus estudos já apresentaram resultados positivos em diferentes culturas.  Dentre os diferentes compostos produzidas pelo neem a principal substância ativa é a Azadirachtin A. Devido a semelhança de Azadirachtin A com o hormônio da ecdise, é possível interferir no desenvolvimento dos insetos, perturbando o desenvolvimento ou até mesmo causando a morte. A Azadirachtin A degrada rapidamente no ambiente, evitando efeitos de acumulação de agrotóxicos nos solos e na cadeia alimentar.  Desta forma, o extrato de neem vem sendo indicado para o combate de pragas na agricultura orgânica. No entanto, as plantas obtidas via sementes apresentam uma grande variabilidade quanto a produção do bioinseticida. Sendo assim, o estabelecimento de um  protocolo básico para a propagação in vitro do neem pode auxiliar a propagação de clones com altas concentrações da Azadirachtin A.

METODOLOGIA:

Foram coletadas 96 sementes imaturas de neem, de uma árvore identificada previamente com a capacidade de produzir elevados índices de Azadirachtin A. A planta utilizada como fonte dos explantes se localiza no pátio de estacionamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bairro de San. Martin/Recife. As sementes, após coletadas, foram acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para a Biofábrica do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste. Na biofábrica, todo o material coletado foi desinfestado e, em câmara de fluxo laminar, inoculados horizontalmente em tubos de ensaio (1 explante/tubo) contendo 10 ml de meio DKW sem hormônio. Das 96 sementes 09 foram inoculados só o embrião (sem os cotilédones) e 41 embriões contendo os cotilédones. As 46 Sementes restantes ficaram por 24 h. em água estéril e posteriormente foram inoculados todos os embriões com os cotilédones. Os explantes foram mantidos em sala de crescimento com fotoperíodo e temperatura controlada por 30 dias e transferidos para meio novo, DKW contendo 0,225 mg.L-1 BAP (6-benzilaminiopurina) e mantidos na sala de crescimento em condições controladas. Repicagens para meio novo foram feitas a cada 30 dias. Durante este período foram avaliadas a formação e desenvolvimento de ápices caulinares e de calos.

RESULTADOS:

As 96 sementes não apresentaram nenhuma contaminação após 30 dias de cultivo. Os embriões sem cotilédones apresentaram um desenvolvimento mais lento que os embriões inoculados com os cotilédones. Este resultado pode ser devido a influencia positiva das substâncias de reserva dos cotilédones. Foi observado também que, após 30 dias, alguns embriões começaram a apresentar folhas completas, e que os ápices mais desenvolvidos (com cerca de 10 cm) apresentavam necrose nas bordas das folhas. Após seis semanas alguns explantes começaram a apresenta ramos laterais nos explantes cultivados inicialmente com cotilédones. Os ápices caulinares em meio DKW acrescido de 0,225 mg.L-1 de BAP iniciaram a formação de calos. Foram observadas diferenças quanto ao tamanho dos calos formados. Este resultado pode ser resultado da diferença genética entre os materiais introduzidos (diferentes sementes). Após isolamento dos ápices caulinares para subcultivo, foi observado a formação de novos ápices caulinares nos calos subcultivados em meio com BAP. Este resultado indica que o neem apresenta capacidade de ser propagado in vitro tanto pelo desenvolvimento dos ápices caulinares como pela organogênese indireta. Foram obtidas ao longo de 4 meses, cerca de 240 plantas.

CONCLUSÃO:

As duas vias de regeneração de plantas in vitro em Azadirachta indica (via segmentos nodais de ápices caulinares e via organogênese indireta), apresentam potencial para produção em larga escala de plantas.

Instituição de Fomento: Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT
Palavras-chave: Cultivo in vitro de tecidos vegetais, Calos organogênicos, Oleaginosa.