62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRÁTICA DE PROFESSORAS NO INTERIOR DO RN: AÇÃO EDUCATIVA DA PROFESSORA ANÁLIA MACIEL DE SOUZA - (1936 a 1946)
Euclides Teixeira Neto 1
Maria Arisnete Câmara de Morais 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este trabalho analisa a história de professoras no interior norte-rio-grandense. Apresenta também, um estudo analítico de pesquisa com abordagem histórica e cultural das práticas de mulheres e professoras no interior do Estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente na cidade de Senador Elói de Souza/RN, cuja denominação da época era Caiada de Baixo, nas décadas de 1936 a 1946,. O estudo apresenta todo um processo histórico e cultural, através da análise da ação pedagógica da Professora Anália Maurício Maciel, e da contribuição para a educação do município.
METODOLOGIA:
Por se tratar de uma investigação de caráter histórico, a análise historiográfica desenvolvida, optou pela seleção de fontes documentais, tendo como principais suportes, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos, artigos de jornais e revistas, bibliografias, arquivos existentes, entrevistas com ex-alunos, amigos contemporâneos da educadora e outros populares que vivenciaram a época. A abordagem mostra a importância da educadora para a História da Educação do Rio Grande do Norte, mais ainda, em particular, para o município de Senador Elói de Souza.
RESULTADOS:
Oriunda de uma formação pedagógica com fundamentos da Escola Normal de Natal/RN-(1933), que, após formar-se, se desloca para o interior do Estado, aonde havia necessidade de profissionais, devido ao aumento de Grupos Escolares e Escolas Isoladas, no processo educativo do Interventor Mário Câmara (1933 a 1935) quanto do Governador Rafael Fernandes (1935 a 1937), que estabeleciam propostas para a modernização e/ou criação de escolas, melhorar os prédios escolares, para redefinir o conceito de educação escolar, com salas de aula arejadas, iluminadas, higienizadas.
CONCLUSÃO:
A abordagem mostra como uma nova forma de ensino, na época, ajudou de modo significativo toda uma comunidade estudantil, e que foi transformadora e revolucionária no período, juntamente com as mudanças no processo educativo nacional, estadual e municipal, durante as décadas de docência da atuação da professora, onde o papel feminino conquistava espaços, e, se estabelecia, também, fora de casa e nos espaços públicos.
Palavras-chave: História da educação., Gênero., Práticas Escolares..