62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
PRODUÇÃO DE MUDAS NAS ÁREAS RIBEIRINHAS DO RIO PIRANHAS EM POMBAL-PB
Elisdianne Freires Ferreira 1
Kallidiane V. M. F. Gama 1
Rafael Farias Soares 1
José Wilson da Silva Barbosa 1
Kilson Pinheiro Lopes 1
Caciana Cavalcanti Costa 2
1. Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos/CCTA/UFCG, Pombal, PB.
2. Profa. Dra, Orientadora, UATA/CCTA/UFCG, Pombal, PB.
INTRODUÇÃO:

A formação de mudas é uma fase do processo produtivo de vital importância para o êxito de uma exploração hortícola, pois dela depende o desempenho da planta, tanto nutricionalmente quanto no tempo necessário para a produção e, conseqüentemente, no número de ciclos produtivos por ano (CARMELLO, 1994).

Para se produzir mudas de alta qualidade, é necessário um conjunto de técnicas executadas cuidadosamente em todas as suas etapas. Qualquer descuido ou falha numa dessas fases refletirá na qualidade da muda produzida. Portanto, do início ao final da produção, o produtor deve ter como objetivo principal o desenvolvimento vigoroso e sadio das mudas produzidas (SOUSA et al., 1997).

Os pequenos produtores da região semi-árida nordestina, em sua maioria, parecem desconhecer a importância dos cuidados necessários e as novas técnicas na produção de mudas de hortaliças. Sendo assim, Procurou-se neste trabalho detectar como são formadas as mudas de hortaliças em áreas produtivas de Pombal, PB.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida no município de Pombal - PB, que está localizado na região do Sertão Paraibano, tem a altitude média de 184 m, Latitude S - 6° 46' 12" e Longitude W - 37° 47' 56".

Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário aos produtores. Todos se caracterizados como pequenos produtores, visto que suas áreas produtivas não chegam a 1 ha. Participaram da entrevista 46 pessoas. O questionário aplicado para levantamento de dados abordou: a) Local de formação das mudas (sementeira, bordas do canteiro, em bacias (recipientes plásticos), em caixotes de madeira , em sementeiras + bacias, em sementeiras + caixotes, em sementeiras + bordas do canteiro + bacias, em bacias + tinas (recipientes de pneus)- recipientes de cerâmica (2,3%) e em bacias + caixotes; b) Substrato utilizado; c) Local da compra de sementes (mercado local - ML ou cultivos anteriores - CA); d) cultivares utilizadas; e) Horário de transplantio; f) Material usado para cobertura visando a redução de intensidade de luz e temperatura após semeadura e transplante das mudas. Para análise dos dados foram realizados agrupamentos, considerando as variáveis acima, possibilitando assim agrupar indivíduos ou variáveis numéricas em conjuntos de dados.

RESULTADOS:

A produção de mudas é realizada por todos os produtores entrevistados. As culturas para quais realizam a formação de mudas são: cebolinha, pimentão, tomate, couve folha, repolho, quiabo e berinjela. As mudas são formadas em: canteiro (sementeira), bordas do canteiro de plantio, em bacias (recipientes plástico), caixotes de madeira e tinas (recipientes de pneus ou cerâmica). Todos os produtores utilizam como substrato o esterco bovino curtido + solo. A maioria (80,4%) realiza o transplantio das mudas com torrão agregado às raízes; 97,8% dos produtores fazem seleção das mudas escolhendo as melhores. O horário do transplantio é manhã (4,3%), início da tarde (2,2%), fim da tarde (84,8%) e manhã + tarde (8,7, no entanto existe uma pequena parte do grupo que fazem em outros horários (2%). A maioria utiliza cobertura da semeadura ou no local definitivo, 26,1% utilizam sobre as sementeiras, 13% utilizam sobre as plantas, 8,7% na forma de túnel com palhadas, 28,2% sobre o canteiro + sobre as plantas e 24 % sobre as plantas + túnel com palhadas. Também se constatou que, em muitos casos as mudas são formadas sobre alto, resultando em mudas sensíveis e sem uniformidade.

CONCLUSÃO:
A produção de mudas é realizada por todos os produtores entrevistados. No entanto, se constatou que a falta de conhecimento leva os produtores a não terem maiores cuidados na realização desta prática, em alguns casos as mudas são formadas sobre alto adensamento, em locais inadequados, resultando em mudas sensíveis e sem uniformidade; além de serem transplantadas em horários inadequados o que resulta em perdas.
Instituição de Fomento: ufcg/ Probex
Palavras-chave: Diagnóstico, Propagação, Substrato.