62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDANDO O PAPED
Adna Cunha de Lima 1
Nelson De Luca Pretto 2
1. Graduanda de Pedagogia, Universidade Federal da Bahia, Salvador/ BA
2. Orientador - Doutor em Comunicação, Prof Associado da Faculdade de Educação-UFBA
INTRODUÇÃO:
As implicações da globalização e os avanços tecnológicos trazem inúmeras questões para a educação. Novas possibilidades de ensino e uma maior disseminação da informação tem levado os pesquisadores brasileiros a refletirem sobre a interseção existente entre as tecnologias digitais de informação e comunicação e a educação. Com o objetivo de apoiar as pesquisa nesse campo O Ministério da Educação implantou o Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED) para incentivar financeiramente a pesquisa sobre educação a distância.
METODOLOGIA:
Pesquisa documental a partir da leitura dos documentos referentes ao programa, assim como as teses e dissertações que por ele foram financiadas. Para melhor análise do que foi pesquisado pelos mestrandos e doutorandos que submeteram suas produções ao programa foi utilizado um programa de código livre de referenciamento bibliográfico denominado JabRef. O uso do Jabref tem se mostrado eficaz para este procedimento.
RESULTADOS:
Os dados encontrados na pesquisa nos levam a questionar temas como a descontinuidade das políticas públicas tendo como exemplo o próprio PAPED, que mesmo favorecendo a ampliação das pesquisas em educação a distância, uma modalidade de educação em amplo desenvolvimento, divulga seu ultimo edital em 2005 sem gerar nenhuma documentação que traga as causas de sua extinção. A busca pelas pesquisas financiadas nos defrontam com a discussão sobre a relação existente entre a quantidade de pesquisa - produção de conhecimento desenvolvida no país - e aquilo que realmente é disponibilizado enquanto resultado final. A análise dos trabalhos submetidos permite identificar uma grande quantidade de dissertações e teses que analisam as políticas públicas em andamento no país, destacando seus pontos relevantes. No entanto, pouco pode-se perceber da influência das mesmas na redefinição dos rumos das referidas políticas públicas.
CONCLUSÃO:
Os documentos analisados assim como os próprios trabalhos, submetidos e aprovados indicam a existência de uma descontinuidade das políticas públicas, sendo exemplo o próprio PAPED que não foi continuado e cujos resultados não chegaram a serem efetivamente considerados. Assim, podemos afirmar que, ao tratar-se de políticas públicas, os trabalhos de pós-graduação indicam três pontos centrais: a descontinuidade política, a imposição destas no ambiente escolar e a ausência/prática de um diálogo mais intenso entre a academia e o governo.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: TIC, Políticas públicas , PAPED .