62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE Trichoderma viride EM RESPOSTA A PRESENÇA DE CÁDMIO
Ana Claudia Claudina do Nascimento 1
Rodolfo Burgos de Luna 2
Petrusk Homero Marinho 3
Marcos Antônio Barbosa de Lima 4
Patrícia Mendes de Souza 1
Aline Elesbão do Nascimento 1, 2
1. Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) - UNICAP
2. Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Católica de Pernambuco
3. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Integrada de Pombos/PB
4. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Devido ao desenvolvimento industrial, alguns produtos e subprodutos tornaram-se problemáticos pela sua ação recalcitrante, poluindo e afetando os mais variados ambientes, chegando a impossibilitar a sua utilização por completo. Dentre estes poluentes, os metais pesados são considerados um dos mais perigosos, pois são diretamente prejudiciais à saúde humana e suas substâncias orgânicas comprometem a manutenção dos processos vitais. Dessa forma, estudos associados à determinação de estratégias para a descontaminação de ambientes poluídos, com estes compostos, têm sido desenvolvidos por pesquisadores em todo o mundo. Atualmente, as técnicas de biorremediação, oferecem novas possibilidades para acelerar a degradação destes poluentes, adicionando-se os nutrientes necessários à população microbiana natural ou adicionando-se culturas mistas ou puras, que apresentem as vias metabólicas que permitam a rápida metabolização do contaminante. Fungos são capazes de degradar poluentes pela excreção de enzimas, sem que os subprodutos resultantes deste processo sejam inibidores do desenvolvimento ou necessários à sustentação. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a expressão enzimática de Trichoderma viride em meio contendo cádmio nas concentrações de 1mM, 2mM e 3mM e sem cádmio.
METODOLOGIA:
O isolado de Trichoderma viride foi obtido do Banco de Culturas do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais - Universidade Católica de Pernambuco. A solução de metal foi preparada com água deionizada nas concentrações de cádmio - 1mM, 2mM e 3mM, pH 5,0, ajustado utilizando-se soluções de hidróxido de sódio 1N e/ou ácido acético a 10% (v/v). O isolado foi inoculado em meio Sabouraud contendo diferentes indicadores enzimáticos, nas diferentes concentrações de cádmio testadas. Para a análise da atividade enzimática da Amilase, foi utilizado o amido solúvel como indicador. Na análise da fenoloxidades foi utilizado o ácido gálico como indicador e para a análise da protease foi utilizado a gelatina solúvel. concentrações do metal. O comportamento do fungo foi estimado através do cultivo durante 5 dias, a temperatura de 28°C e 35°C. A expressão das atividades enzimáticas foram avaliadas ao final do terceiro dia.
RESULTADOS:
A atividade enzimática na condição controle (sem a presença de cádmio) em todas as enzimas - protease, amilase e fenoloxidase - exibiu uma maior produção do que nas culturas tratadas com o metal. A protease exibiu uma maior produção, revelando um halo de 1,5 cm, enquanto a fenoloxidase exibiu 1,4 e a amilase 1,3. Em todas as condições tratadas a maior produção ocorreu na temperatura de 28°C do que na temperatura de 35°C revelando uma temperatura ótima para produção enzimática de 28°C. O isolado mostrou uma redução na atividade enzimática em função do aumento ou presença da concentração de metal no meio. Onde os menores resultados foram observados nas culturas tratadas com 3mM de cádmio e cultivadas na temperatura de 35ªC. Os microorganismos, em particular os fungos, representam uma parte em expansão da economia mundial, e de grande interesse, especialmente para os diferentes tipos de indústrias e nos últimos anos revelaram-se fundamentais para os estudos de questões ambientais. Representam uma fonte rica de metabólitos, comercialmente viáveis e altamente lucrativos, bem como elementos da biorremediação. Tais resultados são primeiros associado as variáveis analisadas frente a presença de cádmio.
CONCLUSÃO:
Dos resultados obtidos concluiu-se que o isolado apresentou resultado positivo para a produção das enzimas testadas, sendo importante ferramenta para a biorremediação de ambientes poluídos por metais pesados.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Atividade Enzimática, Biorremediação, Cádmio.