62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO COMO FATOR DE SUCESSO NA COLETA DE DADOS: O CASO DE UM SURVEY SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Mário César Ferreira 1
Rodrigo Rezende Ferreira 1
Carla Antloga 1
Virgínia Bergamaschi 2
Tânia Figueira 1
1. Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Instituto de Psicologia, UnB
2. Grupo de Estudos em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic)
INTRODUÇÃO:
O presente relato tem como principal justificativa uma pesquisa do tipo survey acerca da percepção de trabalhadores de um órgão público brasileiro sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O objetivo geral é descrever fatores ligados à sensibilização dos respondentes no contexto da pesquisa que ajudaram a promover uma participação voluntária qualitativa e quantitativamente representativa do perfil dos trabalhadores da instituição. A maioria dos estudos conduzidos em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), particularmente em QVT, adota desenhos correlacionais de campo, sendo que o principal instrumento utilizado são os questionários (abertos ou fechados, impressos ou digitalizados). Para que um estudo com esse delineamento metodológico obtenha sucesso, o pesquisador deve contar com a disposição voluntária do público-alvo em responder ao instrumento de coleta dos dados. As estratégias de sensibilização utilizadas para incremento da quantidade e da qualidade de respostas a pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho têm sido pouco ou nada consideradas na literatura brasileira. As questões da taxa de respostas e dos fatores facilitadores da participação voluntária, apesar de importantes, ainda são incipientes na produção científica sobre QVT.
METODOLOGIA:
O estudo ocorreu em uma organização pública do poder estadual ligada ao controle externo. A pesquisa que justificou as estratégias de sensibilização consistia na resposta ao Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), validado por Ferreira (2009). O instrumento é qualitativo (4 perguntas abertas) e quantitativo (61 itens agrupados em 5 fatores que deveriam ser julgados com base em escala tipo Likert) e foi disponibilizado na intranet do órgão. As mídias adotadas para sensibilizar o público-alvo consistiram em: cartazes, folders, chamadas no site interno e externo do órgão, chamadas via e-mail, artigo em mídia impressa da própria da organização, visitas a unidades organizacionais, palestras, workshops e telefonemas dos gestores a profissionais específicos. As estratégias adotadas tinham duas características: (a) eram longitudinais no horizonte temporal da pesquisa, ou seja, ocorriam no início, no meio (para motivar as respostas) e no fim (para debater e divulgar os resultados); e (b) eram segmentadas por público-alvo: dirigentes/gestores e demais servidores participantes. Os conteúdos de sensibilização versavam sobre aspectos da pesquisa, como: objetivos, sigilo das respostas, garantia de retorno dos resultados, participação voluntária e equipe executora.
RESULTADOS:
A taxa de respostas obtida foi de 55,9% do universo de trabalhadores do órgão (404/723). Os perfis da amostra e da população foram similares no que diz respeito a: gênero (53,4% masculino na pesquisa), estado civil (64,6% casados), escolaridade (33,8% com graduação), faixa-etária (45% entre 41-50 anos), categoria profissional (32,8% analistas) e tempo de trabalho na organização (21,1% entre 10-15 anos). Todas as áreas meio (34% dos respondentes) e fim (29% dos respondentes) da organização estiveram representadas, apesar de 21% dos participantes terem omitido suas respostas quanto a esse último quesito. Quanto à sensibilização direcionada aos dirigentes e gestores do órgão, foi possível descrever as principais dúvidas, desafios e expectativas desse público, gerando subsídios fundamentais para a continuidade da pesquisa e para a disposição voluntária dos demais participantes em responder ao instrumento de pesquisa. É possível dizer que se obteve uma amostra qualitativa (variáveis demográficas e profissiográficas) e quantitativamente (taxa de resposta) representativa do universo de trabalhadores do órgão participante da pesquisa.
CONCLUSÃO:
Alguns indicadores sugerem a eficiência e a eficácia das estratégias de sensibilização empregadas. Um dos principais é a ampla participação no diagnóstico de QVT daqueles que compõem a comunidade do órgão. Em projetos dessa natureza, obter a participação de quase 56% do público-alvo é um indicador sólido da efetividade das ações de sensibilização. Destaca-se também o perfil da amostra de respondentes, que foi similar ao do universo de trabalhadores da organização. Deve-se ressaltar o grande interesse e participação dos dirigentes e gestores durante toda a pesquisa. Tal interesse expressa-se nas devolutivas fornecidas pelos gestores e, ainda, na aprovação, por parte da Presidência da casa, de todos os relatórios gerados. A estratégia longitudinal de sensibilização demonstrou-se útil para a manutenção da taxa de resposta voluntária ao longo das 4 semanas de coleta dos dados; além disso, foi útil também na etapa de debate e divulgação dos resultados, pois materializou o reconhecimento aos respondentes do inventário.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: método de pesquisa, ergonomia da atividade, qualidade de vida no trabalho.