62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
IDOSOS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
ANA CAROLINA DA SILVA 1
ANTÔNIO JOAQUIM ALVES DA SILVA 1
BENIFRAN IGOR DE FRANÇA FREITAS 1
MANOEL DA SILVA IMPERIAL JÚNIOR 1
PRISCILLA KARLA ARAÚJO DE SOUZA 1
SARA SONAYRA BEZERRA DE SOUSA 1
1. DEPTO. DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UNIVERSIDADE POTIGUAR- UNP
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem crescendo mundialmente. No Brasil o aumento da população idosa segue a tendência mundial. Nos últimos 60 anos, a população idosa aumentou de 4% para 9%, correspondendo a um acréscimo de 15 milhões de indivíduos. A estimativa para 2025 é de um aumento de mais de 33 milhões, tornando o Brasil o sexto país com maior percentual populacional de idosos no mundo. (SILVA ET AL, 2006). Tendo em vista que o envelhecimento traz alterações fisiológicas que podem causar distúrbios graves, como a incapacidade total de realizar as atividades de vida diária - AVD's e o crescimento acelerado desta parte da população, faz-se necessário que estudos e trabalhos de prevenção sejam realizados com essa parcela da população para minimizar os problemas e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos idosos. Neste sentido, foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar com o intuito de avaliar o processo de envelhecimento, buscando verificar as alterações morfofuncionais e biomecânicas, bem como os aspectos nutricionais dos idosos, e principalmente a importância dos exercícios físicos para esse grupo.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo 10 idosos, sendo 09 do sexo feminino e 01 do sexo masculino que participam do Programa Escola Aberta na Escola Estadual Abelino Dantas na Zona Norte de Natal/RN. Todos os participantes foram reunidos em um único grupo. Para a realização do estudo foi obtido a autorização da representante dos idosos. Este estudo foi realizado seguindo os processos metodológicos dos testes e respeitando firmemente o contexto ético propostos para os professores de educação física. A coleta de dados foi efetivada em três etapas. Na primeira fase foi realizada uma entrevista com os idosos, na qual foram aplicados questionários fechados que tiveram como objetivo conhecer de maneira global o estilo de vida dos idosos. Na segunda fase foi aferida pressão arterial com o esfigmomanômetro da marca BD. Para verificar o peso corporal foi utilizada uma balança clínica digital com variação de 100 gramas da marca Maxilise e a estatura foi mensurada através do estadiômetro da marca sanny. Após as aferições foi realizado o teste de agilidade para idosos "Timed Up and Go". Na última etapa realizou-se uma atividade alternativa e de lazer com os idosos. A estatística utilizada no presente estudo foi descritivo-comparativa.
RESULTADOS:
Através deste estudo foi possível verificar que os idosos avaliados encontram-se dentro da normalidade apenas para o teste de Time Up and Go, teste de agilidade. No entanto, nas demais avaliações os resultados não foram o esperado, tendo em vista que, 60% deles estão com o IMC acima da normalidade, a pressão arterial encontra-se elevada em mais de 50% dos idosos e há no grupo 30% de diabéticos. Além disso, eles também não possuem uma alimentação adequada e usam freqüentemente medicações. Esse quadro pode implicar em mais problemas futuros e prejudicar a qualidade de vida dos idosos. Logo, faz-se necessário que eles pratiquem atividade física, já que esta proporciona inúmeros benefícios para a vida, como: o controle da glicemia e da pressão arterial, a redução do peso corporal, a redução da perda da massa óssea (osteoporose); a redução da sarcopenia, o aumento do fluxo sangüíneo muscular e da circulação periférica, a redução do risco de doenças cardiovasculares, a melhora da flexibilidade, da coordenação, do equilíbrio, do tempo de reação, da força e da resistência, dentre outros benefícios, como os psicológicos e emocionais.
CONCLUSÃO:
O processo de envelhecimento e suas conseqüências são inevitáveis em nossas vidas. No entanto, a atividade física e seus benefícios podem minimizar os danos ocasionados pela idade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos. Verificou-se ao longo do trabalho que boa parte dos idosos avaliados já se encontram com doenças crônicas degenerativas e que a atividade física é essencial na vida destes, e ainda o acompanhamento nutricional adequado. Além disso, essa pesquisa nos permitiu vivenciar a realidade dos Idosos do Programa Escola aberta da Escola Estadual Adelino Dantas e perceber como essas pessoas são carentes de profissionais que trabalhem com a Educação Física ou que simplesmente lhe dedique um pouco de atenção. Durante o trabalho prático percebeu-se como é importante o trabalho com grupos especiais, pois foi necessário programar-se melhor, considerando e avaliando quais atividades poderiam ser desenvolvidas e se todos estavam aptos para tal realização. Enfim, a pesquisa foi de grande valia para o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Palavras-chave: Idosos, Doenças Crônicas Degenerativas, Atividade Física.