62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
DIMENSÃO DA ATIVIDADE PECUÁRIA BOVINA NA MESORREGIÃO SUL-MARANHENSE TENDO POR BASE O PERÍODO DE 1996 E 2006
Mariana Carneiro Corrêa Nascimento 1
Benjamin Alvino de Mesquita 1, 2
1. Departamento de Economia, Universidade Federal do Maranhão/UFMA
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
O avanço da atividade pecuária bovina no Maranhão deu-se com a ocupação inicial da frente pastoril baiana de iniciativa privada que penetrou no cerrado sul maranhense (século XVIII) para desocupar as terras férteis utilizadas pela economia do açúcar no litoral (IMESC, 2008:18). Atualmente o estado do Maranhão possui cinco mesorregiões e uma delas é a mesorregião sul que é composta por três microrregiões e que ao todo somam dezenove municípios. Com o PIB de R$1.178.116.364,0 a mesorregião sul-maranhense está em segundo lugar em termos crescente de participação no produto do estado do Maranhão. A partir disso esse trabalho se propõe a estudar como se encontra hoje distribuída a pecuária bovina nessa região do estado e entender como a pecuária vem se moldando nessa área, já que o Maranhão contribui para o produto interno em sua maioria com atividades econômicas primárias.
METODOLOGIA:
A pesquisa estrutura-se a partir da análise espaço-temporal de dados oficiais que revelam o crescimento, a variação e a dimensão do objeto de estudo, e de literatura secundária como leitura complementar. As informações estatísticas sobre pecuária estão disponíveis nos censos agropecuários 1996 e 2006 lançados pelo IBGE. Esse trabalho é resultado de um projeto de pesquisa denominado DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA LEGAL: a dinâmica recente do agro-negócio e os impactos na agricultura familiar, no extrativismo do babaçu, no desmatamento e na segurança alimentar no Maranhão que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão. Para mensurar a pecuária bovina foi usado o conceito de pastagem plantada divulgada pelo IBGE que a define como área para uso de pastoreios sendo essas informações cruzadas com o total de bovino existentes na região.
RESULTADOS:
A incorporação de novas áreas de pastagens plantadas pela atividade pecuária na região sul-maranhense com análises das categorias proprietários, arrendatários, ocupantes, parceiros e produtor sem área (este para o censo de 2006) revelaram uma maior participação dos proprietários que representaram nos dois censos agropecuários (1996-2006) 95% do total de áreas plantadas (hectares) e 94% do total de bovino (cabeças). Esta é uma realidade semelhante quando analisamos todo o estado do Maranhão que concentra hoje 5.592.007 de cabeças de bovinos. A menor participação foi da categoria arrendatários que se encontraram no intervalo de 0,05% a 0,10% para áreas plantadas e 0,20% para o efetivo bovino, porém no estado a minoria freqüente é a categoria parceiros. O efetivo de bovino da mesorregião sul saiu de 536.853 cabeças para 702.446 entre 1996 e 2006 o que revelou um crescimento de 24% que no estado foi de 30%. Para área de pastagem plantada esse crescimento saiu de 420.199 há para 511.507 há o que significou uma variação de 18% que no Maranhão foi de 28%.
CONCLUSÃO:
Como visto acima hoje a pecuária continua a ser uma atividade desenvolvida pela iniciativa privada abrangendo quase 100% do total de bovino na região que se desenvolveu uma hora por incentivos governamentais nos anos 1960, por exemplo, com a finalidade de ocupar espaços vazios, outra hora para sustentar o mercado de commodities. Em princípio, início do século XVII, a criação de gado teve o objetivo de ocupar território e complementar a atividade açucareira. Hoje as características de uma pecuária desenvolvida por proprietários que investem em pastagem plantada impulsionando a atividade para exportação revelam um objetivo maior em criar gado: a demanda por carne e consequentemente a demanda por território para criar esse gado, como nos revela os resultados de pastagem plantada. Uma das conseqüências dessa realidade, por exemplo, são os altos índices de desmatamento uma situação vista não somente no Maranhão, mas também em toda a fronteira agrícola que avança para a Amazônia.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Dimensão, Pecuária, Mesorregião sul-maranhense.