62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
APLICAÇÃO DO JOGO PERFIL PERIÓDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: EXPLORANDO A TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES.
Lorena Brígida Freitas Mathias de Oliveira 1
Ciele Ribeiro Lins 1
Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida 1
1. Depto. de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:

Os jogos são instrumentos amplamente inseridos em diversas etapas do cotidiano social, atuando no processo de desenvolvimento humano, principalmente no que concerne à assimilação da realidade (PIEROZAN e BRANCHER, 2004). Podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas para o processo de aprendizagem, tais como resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, entre outros (ZANON et al., 2008). Esses jogos ou atividades lúdicas também devem propiciar um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem, estimulando a interação entre os alunos a partir da construção coletiva do conhecimento. (MORATORI, 2003). 

Na química, muitos jogos foram descritos com a finalidade de sanar as problemáticas atreladas ao ensino e aprendizagem dos conteúdos. Grande parte desses problemas é atribuída às dificuldades de memorização e repetição de nomes, expressões comuns, símbolos e tipos de reações.

Foi confeccionado um jogo de tabuleiro, com a possibilidade de ser adaptado para diferentes tópicos da química. Sendo os conteúdos relacionados à tabela periódica e suas propriedades considerados pouco interessantes e de difícil assimilação, tanto pelos professores quanto pelos alunos, o jogo denominado "Perfil" foi adaptado para explorá-los.

METODOLOGIA:

No Perfil Periódico adaptado para assuntos relacionados à tabela periódica, há um tabuleiro com 60 casas de 2 cores diferentes (amarelo e cinza), peões e 70 cartas, divididas em 3 categorias: i) Sou um Elemento; ii) Sou um cientista e iii) Sou uma Propriedade Química, cada carta contendo 8 características e 2  instruções: "passa a vez" e "um palpite a qualquer hora".

As turmas foram divididas em 3 grupos, cada qual com um jogo. Cada grupo foi dividido em 4 equipes de aproximadamente 3 alunos. A equipe que inicia retira uma carta da pilha e diz aos jogadores qual a sua categoria. A equipe a esquerda escolhe um número de 1 a 7 e, em seguida, alguém da equipe mediadora lê em voz alta a dica de número igual ao escolhido pela outra que pode dar um palpite sobre a identidade da carta ou passar a vez para a próxima equipe. Cada carta vale 7 pontos divididos entre a equipe mediadora, um ponto para cada dica revelada, e a que acerta o palpite, um ponto para cada dica não revelada. Ambas registram seus pontos avançando seus peões tantos espaços quantos forem os pontos recebidos. Se um peão parar numa casa amarela a equipe perde os pontos. Vence quem alcançar primeiro a casa de saída.

Ao final da atividade, os alunos responderam a um questionário de opinião.

RESULTADOS:

Os jogos foram realizados com os alunos do 1º e 3º anos do nível médio de uma escola pública da cidade de Recife - PE. Com a análise dos dados contidos no questionário, pôde-se observar que a maioria dos alunos tinha uma opinião positiva a respeito da eficiência do jogo, 95% afirmaram que o jogo "melhora o processo de aprendizagem". Desses, 87% afirmaram que o jogo "ajuda na memorização dos conteúdos" e 74% que ele "promove a integração dos conteúdos". Outro ponto destacado foi à quebra da rotina das aulas tradicionais, 71% declararam ter interesse na continuidade da realização de jogos em sala de aula e que estenderiam seu uso além do horário normal de aula.

Durante a aplicação do jogo, verificou-se uma grande participação dos alunos gerando discussões importantes a respeito dos conteúdos, conduzindo-os a refletir e interagir mais uns com os outros. A competição entre as equipes foi um agente motivador além da dinamicidade.

A importância do acompanhamento direto do professor durante a atividade ficou bastante clara, agindo como motivador e instigando os alunos.

O jogo, Perfil Periódico, mostrou-se bastante útil cumprindo a função lúdica e educativa e ainda podendo ser adaptado e empregado com uma variedade de conteúdos.

CONCLUSÃO:

A avaliação do jogo, Perfil Periódico, foi bastante positiva trazendo dinamicidade, interatividade e cooperação em sala de aula além de ter reduzido consideravelmente o desinteresse dos alunos pela aula de química. O jogo adaptado aos conteúdos referentes à tabela periódica despertou curiosidade e melhorou a assimilação e memorização das informações pelos alunos, mostrando-se uma ferramenta auxiliar muito importante no ensino de química. O envolvimento de um grande número de alunos em cada partida, o fato de poder ser jogado simultaneamente por vários grupos e de poder ser adaptado para diferentes tópicos da química e, até mesmo, outras disciplinas e áreas, proporcionou um ambiente favorável à construção do para conhecimento.

Instituição de Fomento: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior - MEC/SESu
Palavras-chave: atividade lúdica, jogo, ensino-aprendizagem.