62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA, CAMPUS/BURITICUPU.
Francisca Inalda Oliveira Santos 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA
INTRODUÇÃO:

A disciplina Geografia que atualmente faz parte do currículo de ensino brasileiro deve ser ministrada por profissionais habilitados e com experiência educacional, pois a mesma está repleta de conceitos que precisam ser explicados e explorados de forma contundente e abrangente. Para isso, faz-se necessário, a investigação visual, para que os alunos tenham elementos que expliquem de forma prática as teorias apresentadas no decorrer do processo ensino aprendizagem. Percebe-se também que nos últimos anos, a disciplina Geografia tem se tornado apenas discursiva no ambiente escolar, faltando-lhe a investigação, a verificação, a discussão, a visualização de elementos importantes para que o corpo discente saiba refletir, explicar os fenômenos geográficos e não apenas decorá-los, como se faz ainda em alguns ambientes escolares. Conforme o documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias, lançado pelo MEC, (2006, p. 50) "os conceitos geográficos (escala, legenda, alfabeto cartográfico) e os geográficos (localização, natureza, sociedade, paisagem, região, território e lugar) podem ser perfeitamente construídos a partir das praticas cotidianas". Os objetivos deste trabalho foram o de articular o saber com as práticas sociais, articular o saber geográfico e sua significação social. A realização de visitas técnicas para a disciplina Geografia no Ensino Médio, sem dúvida é de grande relevância, pois se consegue visualizar fenômenos geográficos que anteriormente ficavam apenas na imaginação dos discentes, sem jamais perceber que a teoria une-se a prática e melhora a compreensão do conhecimento teórico que anteriormente fazia parte apenas do material didático, deixando de lado as vivências e as descobertas locais.

METODOLOGIA:

Os procedimentos utilizados para realização das atividades de visitas técnicas foram previamente planejados, com o intuito de alcançar os objetivos anteriormente mencionados. Para isso, foi dado ênfase a ambientes que realmente possibilitasse o aproveitamento do conhecimento teórico. As visitas aconteceram em uma outra cidade do estado do Maranhão. A cidade escolhida foi São Luís - MA que inclusive é a capital administrativa do estado e concentra vários ambientes que atendiam os objetivos da atividade. O período realizado foi de 21 a 26 de setembro de 2009. Os alunos que participaram das aulas práticas foram alunos do 3º Ano (Ensino Médio/Técnico em Controle Ambiental), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Buriticupu-MA. Os ambientes visitados foram, desde áreas de preservação ambiental a indústrias. Diversos pontos da cidade também foram contemplados, ressaltando o processo de urbanização maranhense e suas características peculiares. Os aspectos histórico-culturais não foram deixados de lado, pois a cultura maranhense sem dúvida muita rica de traços afros, precisa ser conhecida e valorizada. Ressaltou-se também a colonização portuguesa a partir das antigas construções (Centro Histórico Ludovicense) que pode ser compreendida e incluída nos estudos geográficos, maranhense e brasileiro, a partir de visitas a ambientes históricos, museus, igrejas, lojas, artesanato, ruas calçadas com paralelepípedos, dentre outros ambientes. As indústrias escolhidas para a realização das visitas fazem parte do setor industrial do Maranhão. São elas: Fábrica de Refrigerantes e Cervejas - AMBEV, Fábrica de Reciclagem e Produção de Papelão - CEPEL, Fábrica de Produção de Plástico e Espumas para Colchões. Além disso, algumas praias contaminadas por resíduos urbanos e áreas de manguezais foram incluídas para que eles pudessem perceber o quanto o homem tem degradado os litorais que anteriormente eram belezas naturais e hoje são locais de construções urbanas e desrespeito a legislação ambiental.

 

RESULTADOS:

As visitas técnicas realizadas e tão esperadas por esse alunos superaram as expectativas dos mesmos e foram bastante proveitosas para todos os professores de outras disciplinas que estavam acompanhando e contribuindo com o processo ensino aprendizagem. A elaboração de relatórios das visitas foi um passo importantíssimo para a avaliação de todo o processo, pois permitiu aos alunos aprofundar as temáticas abordadas e acrescentar o ponto de vista deles diante de todas as informações captadas em cada local visitado.  

CONCLUSÃO:

A realização de visitas técnicas, não somente para a construção do conhecimento da disciplina Geografia, mas para outras disciplinas também, é importante, pois compreender a realidade em que se vive, é sem dúvida interessante e desperta no aluno o olhar da paisagem, do lugar e do espaço do qual ele faz parte. Nas visitas técnicas mencionadas pode-se perceber a união de conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos, os quais enriqueceram o processo ensino aprendizagem da disciplina abordada. Além disso, os objetivos estabelecidos para o desenvolvimento desta atividade foram alcançados, pois realmente possibilitou a articulação do saber com as práticas sociais, do saber geográfico e sua significação social, proporcionando uma visão mais crítica da realidade e relacionando sempre o conhecimento encontrado em livros didáticos, ou seja, conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos.

Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu.
Palavras-chave: Visitas técnicas, Ensino-aprendizagem, Geografia.