62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária
CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS DA CARCAÇA DE OVINOS SANTA INÊS ALIMENTADOS COM BAGAÇO DE CAJU DESIDRATADO
Davide Rondina 4
Camila Goersch Barroso 1
Magda Regina Corrêa Rodrigues 2
Alline Barbosa Leal 1
Lídia da Paz Palacio 1
Antônio Amaury Oriá Fernandes 3
1. Graduando da Faculdade de Veterinária-UECE
2. Doutoranda do PPGCV da Faculdade de Veterinária-UECE
3. Phd. Prof. Adjunto da Faculdade de Veterinária -UECE
4. Prof. Dr. / Orientador - Faculdade de Veterinária -UECE
INTRODUÇÃO:

Os produtores de carne ovina, com a intensificação dos sistemas de produção, buscam cada vez mais um maior desempenho animal associado à viabilidade econômica. Na região nordeste do Brasil, a exploração de pequenos ruminantes é baseada em sistemas de pastejo na vegetação nativa. Contudo, situações climáticas extremas, como secas prolongadas, acontecem com frequência influenciando o desempenho produtivo destes rebanhos. Sabe-se  que o manejo nutricional é o fator mais importante na produção desses animais, afetando diretamente a produção de carne, leite e pele, fazendo-se necessária uma suplementação alimentar adequada para o período de estiagem, para que ocorra um maior rendimento da produção. Dentre as possíveis fontes alimentares, o bagaço de caju desidratado (BCD), tem recebido atenção especial, devido a sua grande oferta no período das secas no nordeste, principalmente no estado do Ceará, com elevada importância econômica e social. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar as características quantitativas de borregos Santa Inês alimentados com bagaço de caju desidratado (BCD) em substituição ao volumoso de Capim Elefante.

METODOLOGIA:

Para tanto, foram utilizados doze borregos machos inteiros, desmamados aos 40 dias, com pesos homogêneos (8,41 ± 0,71 kg), divididos em dois grupos e alojados em baias coletivas. Os animais eram alimentados duas vezes ao dia ad libitum, permitindo-se uma sobra de 20%. A dieta do grupo controle era baseada em capim elefante (75%) + concentrado (25%); e no grupo tratamento, a dieta era capim elefante (25%) + BCD (50%) + concentrado (25%). Os animais tinham livre acesso a água potável e sal mineral. Aos 220 dias de idade os borregos foram pesados e abatidos de acordo com as normas do MAPA. Das carcaças foi tomado o peso quente, e, em seguida, as mesmas foram resfriadas por 24 horas a 11ºC. Passado este período, as carcaças foram novamente pesadas, e foram realizados os cortes, seguindo-se o padrão adotado pela EMBRAPA. Estabeleceram-se os rendimentos de carcaça (quente e fria) e dos cortes: pernil, paleta, costela, pescoço e lombo. Para testar o efeito da inclusão de bagaço de caju na dieta foi utilizada ANOVA através do procedimento GLM do programa SAS. Os valores foram expressos como média ± EP, sendo considerados significativos quando p<0,05.

 

RESULTADOS:

Não foram observadas diferenças significativas (p>0,05) para o peso ao abate dos borregos alimentados com capim elefante (24,11 ± 0,78 Kg) ou BCD (24,38 ± 0,35 Kg). Já em relação ao peso de carcaça fria (11,75± 0,21 Kg vs 10,60± 0,39 Kg) e peso de carcaça quente (12,06± 0,27 Kg vs 10,86± 0,41 Kg) dos mesmos, ocoreram diferenças significativas (p<0,05) entre o grupo BCD em relação ao grupo controle, respectivamente.  Nos animais do grupo alimentado com BCD, o peso de carcaça quente foi relativamente satisfatório quando comparados com o peso ideal de carcaça quente de cordeiros relatado pela literatura, pois segundo a mesma, este deve estar entre 12 e 14 kg em relação a pesos vivos de 28 e 30 kg, respectivamente. O teste t de Student não apontou diferenças significativas (p>0,05) para os cortes de pernil, paleta, pescoço, lombo e costela.

CONCLUSÃO:

Os resultados indicam que a utilização de bagaço de caju desidratado na terminação de borregos da raça Santa Inês influenciou no rendimento de carcaça, mas não influenciou nos principais cortes anatômicos de valor comercial desses animais, mostrando que este subproduto pode ser utilizado com alimento alternativo.

Palavras-chave: Carcaça, Ovinos, Bagaço de caju.