62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
LEVANDO O CONHECIMENTO DE FÍSICA AO ENSINO MÉDIO: ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS
Rosângela Sabino Figueiredo 1
Douglas Bortolanza Lara 2
Liliane do Nascimento Pereira 3
Samuel Lemes de Campos 4
Paulo Souza da Silva 5
Edmilson de Souza 6
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
2. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
3. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
4. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
5. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
6. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 132 alunos do ensino médio entre (13 a 17 anos) da escola Presidente Tancredo Neves, Dourados, Mato Grosso do Sul (MS) no período de Março de 2009 a Março de 2010. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção desses alunos sobre as diferenças entre suas concepções alternativas e as concepções científicas durante o seu dia-a-dia. O trabalho se divide em experimentos qualitativos em que revelam aspectos importantes e a origem do fenômeno físico e quantitativo em que utilizarão leis e formulações matemáticas para a obtenção de resultados e confirmações dos princípios de Arquimedes, Galileu e Isaac Newton. Os dados foram coletados através de entrevistas, interações nas oficinas, palestras e participação na feira de ciência, sendo analisadas nesse trabalho as respostas relativas à percepção dos alunos e professores quanto às formas de ensino e seus desenvolvimentos entre os modos de aprendizagem: o prático junto ao projeto e o teórico ministrado em sala de aula. Os experimentos construídos têm a intenção de auxiliar professores e alunos a redescobrirem na física uma forma de liberarem suas criatividades e questionarem sobre o que ocorreu durante a construção do aparato consolidando ainda mais o aprendizado.

 

 

 

METODOLOGIA:

O ensino de física deve fundamentar no aluno o interesse em aprender e descobrir os conceitos mais básicos, os quais em geral são observações cautelosas da natureza. Neste sentido a utilização de experiências e demonstrações de fenômenos físicos no contexto do ensino consolida no conhecimento do aluno sobre o princípio teórico e os acontecimentos práticos na vida real.

Devido às necessidades antes observadas através de entrevistas junto a alunos e professores, o projeto criou textos e oficinas que fossem adequadas às características cognitivas e afetivas dos alunos e suas capacidades de interpretações, sem prejudicar a compreensão e a precisão do conteúdo. A partir destas idéias básicas, desenvolvemos com esses alunos e professores várias teorias de aprendizagem e suas aplicações para o ensino de Física.

Nas atividades desenvolvidas em oficinas científicas, os alunos observam, operam e criam aparatos a partir de misturas simples (na maioria das vezes utilizando papel, isopor, cola, tesoura, madeira e lápis) que os ajudam a entender alguns fenômenos que nem sempre são percebidos no dia-a-dia. Realizamos diversas experiências. A construção de um termoscópio, termômetro, espectroscópio, motor elétrico, a vapor e vários outros instrumentos que são relacionados aos fenômenos físicos.

RESULTADOS:

Como aplicamos este questionário antes do término do desenvolvimento do projeto, podemos concluir que os alunos mantinham concepções alternativas enraizadas em suas mentes e agiam por impulso em imediato deixando de refletir sobre o que o questionário lhes estaria perguntando.

Após o nosso trabalho estar concluído com esses alunos, aplicamos o mesmo questionário para avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos e percebemos que ao responder o segundo questionário os alunos observaram melhor às questões e responderam em um tempo maior e com mais cautela.

As experiências com o termômetro, o termoscópio, o ludião, o periscópio e a formação de cores fazem parte da classe de experiência qualitativa e também quantitativa, pois são desenvolvidas com o intuito de demonstrar os fenômenos e estimular a reflexão sobre os conceitos abordados. A experiência com o termoscópio e o termômetro demonstra, de maneira simples e direta, a ação da pressão no interior de fluidos. Ela também mostra que a pressão aumenta com a profundidade, mostrando que esta é a origem do empuxo. O experimento do ludião apresenta o resultado que uma possível variação na força de empuxo pode causar. É extremamente conveniente utilizar este experimento quando se deseja explicar o funcionamento de um submarino.

CONCLUSÃO:

O interesse dos alunos confirmou o objetivo deste trabalho. As apresentações do experimento geraram o elemento mais importante do processo de entendimento e descobertas de conceitos físicos em sala de aula, a curiosidade. Com a montagem dos aparatos, os alunos puderam discutir e compreender mais facilmente as questões físicas, pois eles possuíam algo palpável e visível que podia os orientar e, eventualmente, os corrigir quando estivessem com dúvidas sobre a teoria aplicada.

Não podemos medir a aprendizagem significativa dos alunos através da memória ou lembrança. Nesse sentido o questionário muitas vezes não consegue medir se o aluno aprendeu ou não. É questionável também a troca ou a formulação de uma questão completamente diferente da trabalhada em sala, por este motivo aplicamos o mesmo questionário no término do trabalho.

 

Instituição de Fomento: PROEC (Pró - Reitoria de Extensão, Cultura e assuntos comunitários)
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Oficinas de Física, Conhecimento itinerante.