62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA NATUREA E DA MATEMÁTICA: ESPAÇOS IMPORTANTES NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Maria Helena Carneiro de Holanda 1
Sueli Tavares de Souza Silva 2, 1
Rose Mary Bandeira de Melo 1
Suzana Maria de Castro Lins 1, 3
1. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE
2. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC/PMJG/PE
3. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Prefeitura do Recife - SEEL/PE
INTRODUÇÃO:
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), através da Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GPEM), vem implantando nas escolas estaduais, Laboratórios de Ciências da Natureza e Matemática. Esses espaços visam contribuir para a melhoria do processo ensino/aprendizagem do qual participam os jovens que frequentam as escolas da educação básica. Vale ressaltar, que esses espaços têm um papel fundamental no Ensino das Ciências, pois as atividades experimentais, incentiva o aluno a conhecer, entender e aplicar a teoria na prática. Com isso, estimula-se no estudante a curiosidade e a vontade de aprender fazendo.  Embora, os laboratórios venham sendo utilizados como espaço propício à melhoria do processo ensino/aprendizagem persistem, ainda, nesses sujeitos, dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos disciplinares e as atividades experimentais, uma vez que existem lacunas em sua formação. A pesquisa tem o objetivo de enfatizar a importância da utilização dos laboratórios de ciências na alfabetização científica e no processo ensino/aprendizagem. Além disso, tais locais se traduzem numa possibilidade de inclusão social, uma vez que ali são oportunizados para o estudante o contato e interação de tecnologias modernas, essenciais à formação do cidadão atual.
METODOLOGIA:
A Secretaria de Educação de Pernambuco, desde 1999, vem implantando Laboratórios didáticos de Ciências em todas as escolas do Ensino Médio. No ano de 2009, a GPEM implantou laboratórios de ciências em 141 escolas beneficiando, 360 professores e aproximadamente 5640 estudantes direta ou indiretamente com formações em serviço. Estes espaços compostos por equipamentos científicos propiciam aos estudantes e professores ferramentas essenciais para suas aulas práticas e integram as disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática de forma disciplinar e/ou interdisciplinar favorecendo a apreensão dos conhecimentos disciplinares de forma contextualizada. Com base, na metodologia da investigação, atividades experimentais são propostas pelos professores estimulando a visão dos estudantes sobre investigação científica. Além disso, os professores inserem os alunos em situações específicas de aprendizado, oferecendo elementos investigadores para o aprofundamento do conteúdo fazendo-os levantarem hipóteses, constituindo-se numa experiência rica para seu aprimoramento.  Finalmente, a equipe técnica pedagógica da GPEM responsáveis pelo acompanhamento das escolas com laboratórios verificam se a manutenção está sendo realizada, bem como se os mesmos estão sendo utilizados adequadamente.
RESULTADOS:
A implantação dos laboratórios de Ciências vem favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e atuais, pois oportuniza ao estudante interagir diretamente com o objeto de estudo, servindo como uma âncora, onde a contextualização do saber a ser ensinado permitirá uma melhor compreensão dos conteúdos, na utilização de seus equipamentos e instrumentos, como meio para uma aprendizagem significativa. Outro resultado obtido a partir desse estudo foi à postura de pesquisador observada no educador e educando, uma vez que a prática pedagógica no Ensino das Ciências favorece o espírito investigativo.  Nestes ambientes foi constatado que a realização de atividades experimentais ajuda a transposição de conhecimentos científicos para conhecimentos didáticos, facilitando, a interpretação, o diálogo e o debate entre educadores, educador e estudantes ou entre estudantes. Outro aspecto constatado foi à forma contextualizada de abordagem dos saberes disciplinares; esta contribuiu para romper a fragmentação dos saberes disciplinarizados, tornando o ensino das ciências mais fascinante e prazeroso.
CONCLUSÃO:

 Diante dos resultados pode-se concluir que a implantação dos laboratórios de Ciências vem apresentando excelentes resultados, como a ampliação e a motivação dos alunos pela contextualização e significatividade dos conteúdos abordados nas aulas; a alfabetização científica, com base nos procedimentos científicos, proporciona o desenvolvimento uma postura investigativa, no estudante. Outro aspecto relevante foi à participação ativa dos estudantes nas aulas práticas, percebida a partir da assiduidade e interesse nas atividades desenvolvidas; foi constatado também um aumento significativo na aprendizagem dos estudantes, por parte dos professores, a partir de um maior desenvolvimento da capacidade na resolução de problemas. Finalmente, a importância desses espaços está na grande facilidade de inserção e adaptação a novos projetos, com a utilização do laboratório em exposições científicas, feiras de ciências e outros. Com isso, uma maior valorização e reconhecimento da escola como espaço de conhecimento e integração social.

Palavras-chave: Laboratórios de Ciências, Alfabetização Científica, Recursos didáticos.