62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
GESTÃO PÚBLICA DO ESPORTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: MAPEAMENTO E ÍNDICE ESPORTIVOS
Sávio Raeder 1
Carla Tavares 1
Danielle Sales 1
Rodrigo Vale 1
Sergio Tavares 1
Wolfram Lange 1
1. Instituto Muda Mundo/IMM
INTRODUÇÃO:
As políticas esportivas no Estado de Rio de Janeiro ganham destaque com a intensa agenda de mega-eventos que sediou e sediará: Jogos Pan-Americanos em 2007, Jogos Mundiais Militares em 2011, Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. Nesse contexto o esporte se destaca como um dos campos de maior intervenção por parte dos gestores públicos em todas as esferas de governo. Tal intervenção tem sido realizada com base em escassas e desarticuladas informações como aquelas sobre a disponibilidade de equipamentos esportivos, programas públicos em curso, eventos planejados. Tendo em vista esse contexto, o principal objetivo desta pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Muda Mundo, é sistematizar e mapear informações que possam subsidiar os processos decisórios no campo das políticas esportivas. Quanto à sistematização, esta tem como resultado a construção de um Índice de Desenvolvimento Esportivo com base em entrevistas realizadas com gestores públicos dos Municípios fluminenses. Em relação ao mapeamento, este se concretiza com o georreferenciamento de equipamentos e programas esportivos no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa em tela apresenta um conjunto de instrumentos voltados para a avaliação e aprimoramento das políticas esportivas.
METODOLOGIA:
As informações levantadas pela pesquisa que foram utilizadas na construção do Índice de Desenvolvimento Esportivo (IDE) tiveram como base a reaplicação em dezembro de 2009 do instrumento de coleta desenvolvido pelo IBGE na Pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros - Esporte 2003. Estudantes do Curso de Pós-Graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Socioesportivos, da Universidade Castelo Branco, foram mobilizados para a aplicação do questionário em cada um dos Municípios fluminenses. De posse destas informações digitalizadas, foi empregado um tratamento estatístico calcado na discussão sobre as dimensões mais significativas para a construção do IDE. Quanto ao mapeamento, foi criado um mapa com os equipamentos esportivos para cada um dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Para confeccionar esses mapas foram coletados, nas secretarias de esporte de cada Município, os endereços dos equipamentos a serem representados. Após essa etapa os endereços das instalações esportivas foram georreferenciados. Em seguida, com as coordenadas atribuídas aos equipamentos esportivos foi criado um banco de dados geográficos dentro de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permitisse visualizar a localização das instalações esportivas dentro dos Municípios.
RESULTADOS:
Para estabelecer o Índice de Desenvolvimento do Esporte (IDE) do Estado do Rio de Janeiro selecionadas oito dimensões a partir das informações levantadas em 88 dos 92 Municípios fluminenses. As oito dimensões que compõem o IDE são: (1) Recursos Humanos, (2) Articulação Institucional, (3) Legislação, (4) Despesas Públicas, (5) Convênios e Parcerias, (6) Programas, (7) Eventos e (8) Instalações e Equipamentos Esportivos. Como resultado final do IDE, destaca-se o Município de Volta Redonda com o maior IDE aferido. As Regiões do Médio Paraíba e Norte Fluminense foram as que apresentaram Municípios com melhores índices, enquanto que a Baixada Fluminense se destacou por apresentar baixos IDEs. O emprego de técnicas da Estatística Descritiva visou caracterizar o universo amostral pesquisado. Para a descrição dos dados coletados foram utilizadas medidas de localização, de dispersão e de frequência. Dentre as primeiras, foi calculada a média que é uma medida de tendência central, ou seja, identifica a localização do centro do conjunto de dados. A medida de dispersão estima a variabilidade existente nos dados. Com este intuito, estimou-se o desvio padrão. As medidas de freqüência foram estimadas com o objetivo de identificar o percentual de ocorrência nas variáveis estudadas.
CONCLUSÃO:
O Índice de Desenvolvimento Esportivo (IDE) juntamente com o mapeamento esportivo são ferramentas valiosas para a tomada de decisão nas políticas esportivas. Quando tomado a partir de suas dimensões, o IDE oferece um olhar direcionado para as áreas mais frágeis da gestão pública do esporte. Por outro lado, o mapeamento possibilita uma análise espacial da alocação dos recursos esportivos. Considerando a escassez de informações sobre o esporte, essa pesquisa se apresenta como uma iniciativa científica com aplicações voltadas para o campo das políticas públicas. As técnicas estatísticas e de geoprocessamento foram empregadas com o intuito de fornecer informações precisas que podem tanto servir para os gestores públicos como para cientistas interessados em aprofundar o conhecimento no campo do Esporte. Com o intuito de disseminar os resultados da pesquisa para diferentes públicos, as representações gráficas por meio de mapas foram valorizadas com a confecção de cartogramas que indicam os resultados por dimensão do IDE. Este recurso possibilita tanto a rápida identificação de cada Município no tema abordado, como o cotejamento entre os resultados obtidos por estes entes fluminenses. Outros diversos mapas foram elaborados com o fito de representar espacialmente fenômenos esportivos.
Instituição de Fomento: Superintendência de Desporto do Estado do Rio de Janeiro - Suderj
Palavras-chave: Gestão do Esporte, Índice de Desenvolvimento Esportivo, Geografia do Esporte.