62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
"ACADEMIA DE CIÊNCIAS" - UMA PROPOSTA VOLTADA À MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA.
Ana Caroline Oliveira Sousa Bezerra 1
Luana Nazareno Pereira 1
Rayanny Castro Silva 1
Milena Pupo Raimam 2
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão-IESMA/UNISULMA
2. Prof./Orientador Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão
INTRODUÇÃO:
As aulas práticas foram introduzidas no ensino de Ciências nas escolas brasileiras nas décadas de 60/70, motivadas por uma perspectiva pedagógica tecnicista. Esse ensino experimental trazia o conhecimento científico como um conhecimento hermético, para poucos. Isso mostrava um ensino centralizado. Hoje, o que se busca é dissipar o conhecimento, e mostrar a grande importância do trabalho prático na disciplina de Ciências e Biologia, para que se formem mais pesquisadores e cientistas. Diante da falta de laboratórios de Ciências nas escolas públicas ou pela falta de motivação de muitos professores, o projeto "Academia de Ciências", implantado na Escola Municipal Santa Maria no município de Imperatriz-MA, vem mostrar que é possível a execução de práticas no ensino público, oscilando teoria e prática, mesmo com pouco ou nenhum recurso disponível, estimulando o desenvolvimento científico dos alunos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com 20 alunos do 8° ano do ensino fundamental. As aulas foram realizadas pela manhã, em contraposição ao turno de estudo regular dos alunos (vespertino). As práticas ocorreram três dias por semana, no período de 25 de março a 04 de junho de 2009. Todos os conteúdos selecionados se referiam aos assuntos já abordados em anos anteriores ou do atual. A escola não dispunha de sala disponível, por isso, as práticas se deram em diversos ambientes, tais como: o pátio da escola, laboratório de informática e o laboratório de Biologia do IESMA. As aulas iniciavam-se com uma introdução teórica onde era exposto o objetivo da parte experimental e depois se conduzia à parte prática, onde os alunos produziam os experimentos seguindo os roteiros e orientação dos acadêmicos. Todos os materiais utilizados, durante a execução da Academia de Ciências, foram: microscópio, vidrarias, estufa, animais taxidermizados, dentre outros. Também foram utilizados materiais alternativos como: jornais, cartolina e tesoura. As aulas tinham duração média de 3h e abordavam as seguintes temáticas: química das substâncias, seres vivos e solo.
RESULTADOS:
Foram realizadas 18 aulas práticas de Ciências, tendo sido abordados os seguintes temas: montagem da célula animal e vegetal, extração de DNA em frutas, mistura de substâncias, morfologia vegetal, técnicas de quebra de dormências, montagem de terrário, produção de fósseis, diferenças entre mono e dicotiledôneas, coleta e identificação de insetos, conhecimento do microscópio óptico, microscopia de grão de pólen, microscopia de fungos, montagem de caixa entomológica, microscopia da mucosa bucal, anatomia comparada, produção de exsicatas I e II, diferenças morfológicas de répteis e anfíbios. O material confeccionado durante as aulas foi doado para escola: caixa entomológica, terrários, exsicatas e fósseis feitos de amido e argila, juntamente com os roteiros das práticas. As aulas foram dinamizadas e saíam dos padrões oferecidos pela escola, desta forma, os alunos puderam conhecer outros recursos além de quadro, TV e retroprojetor. Ao término das atividades, foram entregues certificados de participação aos alunos, com carga horária de 50 horas. Todos os alunos participaram e colaboraram na realização das atividades e ainda avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido, afirmando que a experiência possibilitou a revisão de conteúdos e aplicabilidade de conceitos e teorias.
CONCLUSÃO:
A realização do projeto "Academia de Ciências" na Escola Santa Maria, permitiu que os alunos tivessem aulas mais dinâmicas, interativas e menos monótonas a que eram acostumados. Além de oferecer-lhes a oportunidade de desenvolver experiências, manusear instrumentos laboratoriais, vivenciando momentos de "pequenos cientistas". No decorrer do projeto, era perceptível como os alunos desenvolviam suas habilidades na realização das atividades e a forma como aprendiam a resolver questões, debatendo assuntos coerentemente, era satisfatório. Portanto, este projeto foi uma maneira de desenvolver práticas de ciências, mas principalmente contribuir com a melhoria da qualidade de ensino destes alunos de escola pública.
Palavras-chave: Aulas práticas, Escola pública, Academia de Ciências.