62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
NOTAS REFLEXIVAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA 1
SUÊNIA SILVA ARAÚJO 1
RUBENICE LOPES DE SOUSA 1
FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES 1, 2
1. UEPB
2. ORIENTADORA
INTRODUÇÃO:

Conforme os PCN´S de Língua Portuguesa (1998), a escola deve oferecer um ensino de qualidade para todos, que possibilite uma formação básica sólida necessária às exigências sociais contemporânea para o exercício da cidadania. Desse modo, a biblioteca pode favorecer o aluno a busca de referências complementares para enriquecer os processos de aprendizagens e os conhecimentos de mundo. Ao assimilarem as necessidades e influencias, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Para Nemirovsky (2001, p.53) os processos de formação docente devem "contribuir para a análise e revisão do ensino da leitura e da escrita, e para a elaboração e efetivação na prática de estratégias didáticas alfabetizadoras". Este processo de formação que permitam a mudança de concepção do professor sobre a leitura e que, por outro lado, permitam o seu próprio desenvolvimento como leitor. Assim, a biblioteca constitui-se como um espaço favorável à formação de sujeitos críticos, autônomos e reflexivos. Sendo assim os objetivos da pesquisa foram: (i) averiguar a integração entre biblioteca e sala de aula no planejamento curricular; (ii) refletir acerca do papel das bibliotecas universitárias setoriais no processo de constituição do professor-leitor.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi conduzida em duas bibliotecas universitárias de uma instituição pública de ensino superior estadual, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Em seguida agendou-se a data da entrevista, local e horários pré-determinados com as bibliotecárias responsáveis pelas bibliotecas universitárias. A primeira, doravante identificada como. b.A. responsável pela biblioteca setorial do Centro Acadêmico de Educação, concedeu a entrevista na sala de Educação Especial localizada no mesmo Centro. A bibliotecária é portadora de deficiência visual e para assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido da pesquisa, recorreu ao uso do reglete para delimitar os espaços que poderia estender a sua caligrafia para assinatura, foi necessária a leitura prévia das questões da entrevista. A bibliotecária b.B, responsável pela direção da biblioteca central da instituição supracitada respondeu as questões depois que leu o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido da pesquisa. A entrevista foi realizada seguindo o roteiro estruturado da entrevista. Os registros aconteceram com o auxilio do MP4 para as gravações em áudio e depois transcritos e digitalizados para a realização da análise dos dados.
RESULTADOS:
Dentre, foi realizado um recorte do conjunto de questões para a presente análise que versavam: a contribuição da biblioteca na formação do leitor; a colaboração da biblioteca universitária na formação do professor-leitor e por último se há existência entre o planejamento curricular no professor e os recursos oferecidos pela biblioteca. Assim, observou-se que tanto a bibliotecária (b.A) como (b.B) alegaram que a biblioteca contribui na formação do leitor quando disponibiliza a informação para o leitor, esta inclui livros, programas educativos e internet. Afirmam que a biblioteca contribui com a disponibilização de diversos serviços. Já em termos quantitativos a procura do professor usuário é mínima nas bibliotecas pesquisas, na um registro significativos nesta bibliotecas professores cadastrados. Por último, (b.A) afirmou que os professores procuram saber quais são as referências que a biblioteca possui para incluí-las em seus planejamentos. Já (b.B) afirmou que apesar da biblioteca não apresentar um acervo satisfatório para o nível acadêmico, há pouca presença do professor usuário, uma vez que nem todos entregam a ficha de referências bibliográficas para a compra dos mesmos, e poucos são os professores que são informados dos serviços que a biblioteca dispõe.
CONCLUSÃO:
A concepção que as bibliotecárias apresentam sobre a biblioteca é de que esta é um ambiente onde são propiciadas informações para os leitores que buscam está em constante contato com o conhecimento, e a mesma não deve estar preparada para oferecer as informações apenas com livros, mas também com outros serviços, ou seja, servir de maneira multimodal, com a utilização de programas educativos e fazendo uso da internet como fonte de pesquisas, havendo assim adequação as novas tecnologias. Apesar das bibliotecas apresentarem obras ineficazes ainda para atender a demanda, é possível verificar nas falas das bibliotecárias que, os professores utilizam minimamente os recursos da biblioteca para o planejamento curricular, efetivando pouca integração entre sala de aula e biblioteca. Foi possível, perceber a importância das bibliotecas universitárias da instituição pesquisada na formação do leitor universitário, à medida que proporcionam uma relação direta e/ou próxima do professor-leitor, uma vez que o possibilita contato direto com o acervo para averiguar quais são as obras disponíveis para consultas e pesquisas, reduzindo tempo e disponibilidade para ir até a biblioteca central.
Instituição de Fomento: FACEPE/ CNPq - PIBIC/UEPB
Palavras-chave: LEITURAS, CONHECIMENTO, PLANEJAMENTO CURRICULAR.