62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
FUNGOS LIQUENIZADOS DA REGIÃO SEMI-ÁRIDA: IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DA FAMÍLIA PERTUSARIACEAE NO LABORATÓRIO DE MICOLOGIA - UFS, ITABAIANA, SE.
Amanda Barreto Xavier Leite 1
Amanda Yumi Otsuka 1
Marcela Eugenia da Silva Cáceres 1
Aline Anjos de Menezes 1
1. Depto. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe - UFS, Itabaiana/SE
INTRODUÇÃO:
Os liquens são organismos simbióticos de estrutura estável, compostos por pelo menos duas partes: alga e, ou cianobactéria (fotobiontes, clorofilados) e o fungo (micobionte, aclorofilado). Através do seu metabolismo produzem as substâncias liquênicas exclusivas para este grupo taxonômico, que são responsáveis por sua sobrevivência em ambientes inóspitos. Por isso, são encontrados em várias localidades, inclusive em desertos, assim como no semi-árido brasileiro, em vegetações de Caatinga. A família de liquens escolhida para o presente estudo é a Pertusariaceae descrita por Korb em 1828, pertencente à ordem Pertusariales, que engloba dois gêneros na área amostrada: Ochrolechia e Pertusaria, com mais de 400 espécies descritas até o momento e com variabilidade notável entre as características entre os mesmos. O atual trabalho teve por objetivo o levantamento da diversidade de liquens da família Pertusariaceae no semi-árido, referentes à coleção do Laboratório de Micologia - UFS dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, como contribuição para o enriquecimento a nível científico da micobiota liquenizada regional, além de subsídio para futuros estudos e pesquisas na área.
METODOLOGIA:
Para realização da pesquisa foram realizadas coletas no período de junho de 2008 a julho de 2009 em três estados. Em Pernambuco, nas cidades de Araripina, Caruaru e Serra Talhada; em Alagoas, no município de São José do Tapera e em Sergipe, nos municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Areia Branca. Os materiais usados na coleta foram: GPS, martelo, faca, envelopes de papel e prensa. Logo após a coleta, as amostras de liquens foram dispostas entre folhas de jornal e papelão e colocadas em prensa botânica para secagem em temperatura ambiente. Após a prensagem foram feitas exsicatas das amostras, onde foram identificados locais e datas de coleta. Após a confecção das exsicatas, as mesmas foram depositadas em caixas e levadas ao freezer (-22°C) por uma semana para melhor conservação. A identificação foi feita através de características taxonômicas observadas no talo liquênico de todas as amostras. As devidas observações foram feitas em lupa e através de cortes transversais das amostras dos liquens observados em microscópio ótico, e tratados com I e, ou KOH. Todos esses procedimentos serviram como respaldo para a identificação das espécies através das chaves de identificação disponíveis no laboratório.
RESULTADOS:
Como resultados da pesquisa foram registradas seis espécies da família Pertusariaceae, sendo uma do gênero Ochrolechia A. Massal. e cinco do gênero Pertusaria DC. Essas ocorrências foram distribuídas em três estados. No estado de Pernambuco foram encontradas as espécies: Ochrolechia africana Vain.e Petusaria flavens Nyl.. No estado de Alagoas foram encontradas as espécies: Perusaria flavens Nyl., P. wulfenioides De Lesd., P. dehiscens Müll. Arg., P. quassiae (Fée) Nyl. e P. carneola (Eschw.) Müll. Arg., todas registradas pela primeira vez para o estado. No estado de Sergipe foram encontradas as espécies: Perusaria flavens Nyl., P. wulfenioides De Lesd., P. dehiscens Müll. Arg (novo registro para o Estado) e P. quassiae (Fée) Nyl. Foram observadas durante a identificação que todas as espécies referentes à família Pertusariaceae possuem características descritivas da família como: talo crustoso; apotécios em forma de ascoma, com forma arredondada a angular, esporos relativamente grandes, 1-8 esporos por asco e não septados, além de reação colorida do himênio à aplicação do Lugol (I+ azul). O local que possuiu maior diversidade entre os coletados foi o estado de Alagoas com cinco espécies da família Pertusariaceae.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos são considerados importantes e significativos, já que foram encontrados novos registros tanto para o Estado de Alagoas quanto para Sergipe. Mostrando que estes estados possuem diversidade e abundância de espécies com boa vitalidade para a família Pertusariaceae. A pesquisa torna-se relevante quanto ao estudo de espécies da família Pertusariaceae na região Semi-árida, mostrando o interesse em contribuir com estudos da biota na área devido aos escassos trabalhos encontrados sobre taxonomia de liquens crustosos no Semi-árido.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ
Palavras-chave: Liquens , Diversidade, Família Pertusariaceae .