62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS
Aneliése Lunguinho Figueiredo 1
Leonardo José Silva de Souza 2
Givanildo Gonçalves de Farias 1
1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
INTRODUÇÃO:

O ensino de modelos atômicos utilizando como recurso didático-pedagógico a Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC é a forma pelo qual, busca-se facilitar o entendimento deste conteúdo através da possível visualização de estruturas atômicas em 3D e da interação do estudante com o hipertexto oferecido no ciberespaço. Isto, certamente ajudaria o estudante a apreender os modelos científicos a partir das idéias que os conceberam, e ainda, auxiliaria na visualização de estruturas moleculares e atômicas em 3D. Diferente do livro - um meio estático capaz de servir de suporte apenas a representações visuais - os novos meios articulam representações visuais animadas, representações sonoras e o próprio texto escrito, que também pode ganhar movimento. Acredita-se que a prática pedagógica instrumentalizada pela TIC poderá proporcionar um salto qualitativo no ensino-aprendizagem de Química no que concerne aos Modelos Atômicos e outros conteúdos que carecem de estereoquímica. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo a analise da influência da TIC no ensino-aprendizagem de química para aulas acerca de Modelos Atômicos. Tratou-se de um estudo exploratório com procedimento metodológico analítico descritivo e como técnica de coleta de dados a observação indireta.

METODOLOGIA:

Tratou-se de um estudo exploratório com procedimento metodológico analítico descritivo e como técnica de coleta de dados a observação indireta. O lócus do trabalho foi composto de livros, artigos em periódicos e documentos eletrônicos. Em primeiro plano foram pesquisadas informações sobre concepções da Tecnologia de Informação e Comunicação em busca de elementos para analisar a sua importância no processo ensino-aprendizagem de química.  Em segundo plano foi realizada uma incursão na área do ensino de modelos atômicos utilizando como recurso didático-pedagógico a Tecnologia da Informação e Comunicação. Para isso, recorreu-se às contribuições dos autores: Mercado (2002), Kenski (2007); Litwin (1997); Meleiro e Giordan (1999); Eichler e Pino (2000).

RESULTADOS:

Pode-se inferir a partir dos resultados deste trabalho de pesquisa que a Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC é a maneira pela a qual se utiliza tecnologia para transmitir informações e se comunicar com pessoas de forma remota, facilitando a construção do conhecimento, a formação de opiniões e o compartilhamento de sentimentos coletivos. Com o avanço da tecnologia e com inevitáveis mudanças na vida da sociedade, pessoas procuram na educação formal a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida (KENSKI, 2007, p.19). Diante desta problemática, é importante refletir sobre a inclusão nas matrizes curriculares do ensino básico, da TIC como instrumento de facilitação na abordagem de conteúdos das Ciências Naturais, sobretudo, de química.

CONCLUSÃO:
Observou-se que a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação como recurso didático-pedagógico no ensino de conteúdos de ciências naturais, neste caso, modelos atômicos, pode auxiliar o estudante na construção de concepções acerca de modelos científicos e na interpretação de fenômenos naturais ou sociais. Concluiu-se que a utilização da TIC exige a qualificação de docentes e escolas com infra-estrutura e equipamentos adequados.
Palavras-chave: Ensino de química, Tecnologia da Informação e Comunicação, Modelos atômicos.